MercadoSI: Um jogo de tabuleiro para o ensino de Sistemas de Informação
Resumo
O curso de sistemas de informação (SI) possui uma relação íntima com o mercado e com a área de administração, entretanto algumas disciplinas envolvem abordagem teórica intensiva. Para melhorar o processo de ensino aprendizagem nessas disciplinas, uma das possibilidades é a utilização de jogos educacionais, a fim de atrair a atenção dos alunos e melhorar seu desempenho. Este artigo aborda o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro, baseado no jogo “Banco Imobiliário”, contextualizando a área de SI bem como a aplicação de seu conteúdo. Os relatos dos alunos demonstram que esta foi uma atividade divertida, auxiliando na integração entre os alunos e na revisão do conteúdo proposto, tornando a aula mais atrativa e eficiente.
Referências
Battistella, P. E., Wangenheim, C. G, Fernandes, J. M. (2014) “Como jogos educacionais são desenvolvidos?”. Em: XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - WEI - XXII Workshop sobre Educação em Computação. Páginas 1445 a 1454.
Chaguri, J. P. (2004). “Jogos: uma maneira lúdica de se aprender a língua inglesa”. Loanda. Disponível em: http://www.linguaestrangeira.pro.br/para_saber/jogos.html. Acesso em: 15/02/2015.
Chaves, Sandramara M. (2001) “A avaliação da aprendizagem no ensino superior: realidade, complexidade e possibilidades.” Em: MOROSINI, M. (Org.). Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Editora Plano, 2001.
Grando, R. C. (2001). “O jogo na educação: aspectos didático-metodológicos do jogo na educação matemática”. Unicamp. Disponível em: www.cempem.fae.unicamp.br/lapemmec/cursos/el654/2001/jessica_e_paula/JOGO. doc. Acesso em: 18/05/2003.
Herpich, F., Nunes, F., Jardim, R., Voss, G., & Medina, R. (2013). Jogos Sérios na Educação: Uma Abordagem para Ensino-Aprendizagem de Redes de Computadores (Fase I). Nuevas Ideas En Informática Educativa TISE 2013, v. 9(Fase I), p. 617–620
Kenneth Laudon e Jane Laudon, (2011). “Sistemas de Informação Gerenciais”. Pearson, 9ª edição.
Passerino, L. M. (1998) “Avaliação de jogos educativos computadorizados”. Taller Internacional de Software Educativo 98 – TISE’ 98. Anais. Santiago, Chile.
Piaget J. (1976). Psicologia e pedagogia. Trad. Lindoso DA, Ribeiro da Silva RM. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Silva, R. E.; Martins, S. W. (2007). Ensino de Ciência da Computação através do desenvolvimento de jogos. Em: VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. Páginas 1286 a 1295.