Utilização do Índice de Estilos de Aprendizagem de Felder–Soloman em Turmas de Nível Técnico, Graduação e Pós-Graduação em Computação

  • Janderson Aguiar UFCG
  • Joseana Fechine UFCG
  • Evandro Costa UFAL

Resumo


Cada indivíduo possui preferências relativas à forma com que representa e organiza novas informações, sendo possível denominar isso de Estilos de Aprendizagem (EA). A identificação desses EA pode favorecer o processo de ensino–aprendizagem. Neste artigo, é apresentado um estudo sobre os EA dos alunos de computação de diferentes níveis de ensino (técnico, graduação e pós-graduação). A extração desses EA foi realizada a partir do Índice de Estilos de Aprendizagem de Felder–Soloman, baseado na teoria de Felder–Silverman. Este estudo possibilitou verificar o grau de heterogeneida-de referente às preferencias no modo de aprender dos alunos em diferentes níveis, mesmo que estes sejam de uma área específica (computação).

Referências

AGUIAR, J. J. B.; FECHINE, J. M.; COSTA, E. (2014). Estilos Cognitivos e Estilos de Aprendizagem em Informática na Educação: um mapeamento sistemático focado no SBIE, WIE e RBIE. In: Anais do 25º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Dourados, p. 441–450. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/2972/2705. Acesso em: 15 fev. 2015.

BELHOT, R. V.; FREITAS, A. A.; DORNELLAS, D. V. (2005). Benefícios do Conhecimento dos Estilos de Aprendizagem no Ensino de Engenharia de Produção. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia (COBENGE), Campina Grande. Disponível em: http://www2.eesc.usp.br/aprende/images/arquivos/Beneficios_Conhecimento_Estilos_Aprendizagem_no_Ensino_Engenharia_Producao.pdf. Acesso em: 27 abr. 2015.

COFFIELD, F.; MOSELEY, D.; HALL, E.; ECCLESTONE, K. (2004). Should we be using learning styles? What research has to say to practice. London, Learning and Skills Research Centre, Learning and Skills Development Agency. Disponível em: http://www.itslifejimbutnotasweknowit.org.uk/files/LSRC_LearningStyles.pdf. Acesso em 17 fev. 2015.

CURY, H. N. (2000). Estilos de Aprendizagem de Alunos de Engenharia. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia (COBENGE), Ouro Preto. Disponível em: http://www.unibarretos.com.br/v3/faculdade/imagens/nucleo-apoio-docente/ESTILOS%20DE%20APRENDIZAGEM%20ALUNOS%20ENG.pdf. Acesso em: 27 abr. 2015.

DIAS, C. C. L.; GASPARINI, I.; KEMCZINSK, A. (2009). Identificação dos estilos cognitivos de aprendizagem através da interação em um Ambiente EAD. In: XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação — XVII Workshop sobre Educação em Informática (WEI), p. 489–498. Disponível em: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wei/2009/011.pdf. Acesso em: 27 abr. 2015.

DORÇA, F. A.; LIMA, L. V.; FERNANDES, M. A.; LOPES, C. R. (2013). Comparing strategies for modeling students learning styles through reinforcement learning in adaptive and intelligent educational systems: An experimental analysis. Expert Systems with Applications, v. 40, n. 6, p. 2092–2101.

FELDER, R. M. (2002). Author’s Preface — June 2002. In: FELDER, R. M.; SILVERMAN, L. K. Learning and Learning and Teaching Styles in Engineering Education. Disponível em: http://www.ncsu.edu/felder-public/Papers/LS-1988.pdf. Acesso em: 31 jan. 2015.

FELDER, R. M.; SILVERMAN, L. K. (1988). Learning and Teaching Styles in Engineering Education. Journal of Engineering Education, v. 78, n. 7, p. 674–681. Disponível em: http://www.ncsu.edu/felder-public/Learning_Styles.html. Acesso em: 17 fev. 2015.

FELDER, R. M.; SOLOMAN, B. A. (1999). Index of Learning Styles (ILS). Disponível em: http://www4.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/ILSpage.html. Acesso em: 15 out. 2014.

FELDER, R.; SPURLIN, J. (2005). Applications, Reliability, and Validity of the Index of Learning Styles. International Journal of Engineering Education, v. 21, p. 103–112. Disponível em: http://www4.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/ILSdir/ILS_Validation(IJEE).pdf. Acesso em: 17 fev. 2015.

FERNANDES, A. M. R.; BENITTI, F. B. V.; CUNHA, F. S. (2013). Aplicando o Inventário de Estilos de Aprendizagem de Kolb como Ferramenta de Apoio ao Processo de Ensino Aprendizagem em Cursos de Computação. In: XXXIII Congresso

da Sociedade Brasileira de Computação — XXI Workshop sobre Educação em Informática (WEI), p. 420–425. Disponível em: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/wei/2013/008.pdf. Acesso em: 27 abr. 2015.

GRAF, S.; KINSHUK; LIU, T-C. (2008). Identifying Learning Styles in Learning Management Systems by Using Indications from Students' Behaviour. In: ICALT '08 — Eighth IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, p. 482–486.

KOLB, D. A. (1984). Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.

LITZINGER, T. A.; LEE, S. H.; WISE, J. C.; FELDER, R. M. (2007). A Psychometric Study of the Index of Learning Styles. Journal of Engineering Education, 96(4), p. 309–319. Disponível em: http://www4.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/ILSdir/ILS_Validation(JEE-2007).pdf. Acesso em: 17 fev. 2015.

OLIVEIRA, D. E. (2012). Impacto dos estilos de aprendizagem no desempenho acadêmico do ensino de contabilidade: uma análise dos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis), Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12748. Acesso em: 27 abr. 2015.

POPESCU, E.; TRIGANO, P.; BADICA, C. (2007). Adaptive Educational Hypermedia Systems: A Focus on Learning Styles. In: EUROCON 2007 — The International Conference on ―Computer as a Tool‖, p. 2473–2478.

RIDING, R.; RAYNER, S. (2000). Cognitive styles and learning Strategies — understanding style differences in learning and behavior. London: David Fulton Publishers.

SANTOS, A. A. A.; MOGNON, J. F. (2010). Estilos de aprendizagem em estudantes universitários. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. 60, n. 133. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432010000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 abr. 2015.

VALASKI, J.; MALUCELLI, A.; REINEHR, S. (2011). Revisão dos Modelos de Estilos de Aprendizagem Aplicados à Adaptação e Personalização dos Materiais de Aprendizagem. In XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação — SBIE, p. 844–847. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1843/1605. Acesso em: 15 out. 2014.

ZYWNO, M. S. (2003). A Contribution to Validation of Score Meaning for Felder-Soloman's Index of Learning Styles". In Proceedings of the 2003 American Society for Engineering Education Annual Conference & Exposition. Nashville, Tennessee. Disponível em: http://www4.ncsu.edu/unity/lockers/users/f/felder/public/ILSdir/Zywno_Validation_Study.pdf. Acesso em: 17 fev. 2015.

Publicado
20/07/2015
Como Citar

Selecione um Formato
AGUIAR, Janderson; FECHINE, Joseana; COSTA, Evandro. Utilização do Índice de Estilos de Aprendizagem de Felder–Soloman em Turmas de Nível Técnico, Graduação e Pós-Graduação em Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 336-345. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10250.