IntroComp: Atraindo Alunos do Ensino Médio para uma Instigante Experiência com a Programação

  • Leonardo Meneses UFES
  • Luiz Felipe Mai UFES
  • Jordão Rosario UFES
  • Elias de Oliveira UFES
  • Roberta Gomes UFES

Resumo


Com o aumento na demanda por profissionais da área de Computação, e a constatação de um crescente desinteresse por parte dos jovens por cursos ligados ao setor de Tecnologia da Informação, o Brasil caminha para um cenário em que a falta de profissionais de TI poderá causar prejuízos da ordem de bilhões de Reais. Visando justamente atrair mais jovens para a área de Computação, os alunos do PET Engenharia de Computação da UFES criaram o Projeto IntroComp. Esse Projeto promove anualmente para alunos do ensino médio da rede pública da Grande Vitória um curso de Introdução à Programação, seguido de um preparatório para Olimpíada Brasileira de Informática. Este trabalho apresenta um relato de experiência descrevendo as iniciativas e estratégias do Projeto, assim como alguns resultados obtidos em seus cinco anos de existência.

Referências

Araújo, A. (2013) “Evasão de alunos reflete na escassez de mão de obra”, In: Jornal Diário do Comércio, São Paulo, Janeiro, 2013.

Barros, R. P., Fernandes, C. C., Sá, S. T., Burlamaqui, A. F., & Gonçalves, L. M. G. (2013), “An Experience of 6 Years in Educational Robotics”, In: Proceedings of the Workshop of Robotics on Education Proceedings (WRE 2013). Disponível em: http://www.natalnet.br/lars2013/WRE/120576.pdf

Garcia, R.E., Correia, R.C.M., Shimabukuro, M.H. (2008) “Ensino de Lógica de Programação e Estruturas de Dados para Alunos do ensino médio”, In: Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI’2008), Belém, PA, pp. 246-249.

Gomes, T., & Melo, J. (2013). O Pensamento Computacional no ensino médio: Uma Abordagem Blended-Learning. In Anais do XXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI’2013). Maceió, AL–Brasil, pp.651-660.

Hering, S. (2014) "Adolescentes veem futuro na programação", In: Olhar Digital, Acessado em 20 de abril de 2015. Disponível em: http://m.olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/adolescentesveem- futuro-na-programacao/44594.

Lockard, C.B., and Wolf, M. (2012) “Occupational employment projections to 2020.” In: Monthly Lab. Rev. v.135,p. 84-108. Disponível em: http://www.bls.gov/opub/mlr/2012/01/art5full.pdf

Marques, D. L., Costa, L. F. S., de Azevedo Silva, M. A., & Rebouças, A. D. D. S. (2011) “Atraindo Alunos do ensino médio para a Computação: Uma Experiência Prática de Introdução a Programação utilizando Jogos e Python”, In: Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 1, No. 1, pp. 1138-1147).

Miranda, L. C., Sampaio, F. F., & Borges, J. A. S. (2010), “Robofacil: Especificação e implementação de um kit de robótica para a realidade educacional brasileira”. In: Revista Brasileira de Informática na Educação, 18(3), pp. 46-58.

Oliveira, M.G. (2013), “Núcleos de Avaliações Diagnóstica e Formativa para Regulação da Aprendizagem e Programação”. Tese (Doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, nov.

Pea, R.D., Kurland, D. (1984) “On the Cognitive Effects of Learning Computer Programming”. In: New Ideas in Psychology, v.2, n. 2, pp. 137–168. ISSN 0732-118X.

Pereira Júnior, J.C.R.P., & Rapkiewicz, C. E. (2004), “O processo de ensino-aprendizagem de fundamentos de programação: Uma visão crítica da pesquisa no brasil”. In: Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI’2014) , (pp. 19-21).

Pereira Júnior, J.; Rapkiewicz, C.E.; Delgado, C.; Xexeo, J.A.M. (2005) “Ensino de Algoritmos e Programação: Uma Experiência no Nível Médio”. In: Anais do XIII Workshop de Educação em Computação (WEI’2005). São Leopoldo, RS, Brasil.

Pereira, L. “Escolas defendem ensino de programação a crianças e adolescentes.” In: Olha Digital , 06 jun. 2013. Disponivel em: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/escolasdefendem- ensino-de-programacao-a-criancas-e-adolescentes/35075

SBC (2015) “Olimpíada Brasileira de Informática”. http://olimpiada.ic.unicamp.br/,Abril.

Scaico, P.D. et.al. (2012)“Programação no ensino médio: Uma Abordagem de Ensino Orientado ao Design com Scratch”, In: Anais do Workshop de Informática na Escola, v.1,n.1.

Schetinger, V.C., Gottin, V.M., Pozzer, C.T. (2009) “Orientação para diminuição da evasão no curso de Ciência da Computação – Projeto Informática por Um Dia na UFSM” In: 4th Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Dourados, Mato Grosso do Sul.

SOFTEX (2012) “Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva”. Brasília, DF: Serifa Conhecimento e Comunicações, maio 2012.

Valentim, R. et al. (2014) “Em Busca de uma Metodologia para a Disseminação em Massa do Ensino de Programação”. In: SENID – Seminário Nacional de Inclusão Digital. Passo Fundo.

Varejão, Flávio, (2014) Introdução à Programação: Uma Nova Abordagem Usando C. Elsevier Brasil.

Publicado
20/07/2015
MENESES, Leonardo; MAI, Luiz Felipe; ROSARIO, Jordão; DE OLIVEIRA, Elias; GOMES, Roberta. IntroComp: Atraindo Alunos do Ensino Médio para uma Instigante Experiência com a Programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 366-375. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10253.