A Utilização de Kits de Robótica como Ferramenta para o Ensino de Programação à Meninas do Ensino Médio

  • Giorgia Mattos UFPB
  • Danielle da Silva UFPB
  • Josilene Moreira UFPB

Resumo


Uma das dificuldades do ingresso de mulheres na área de Ciência da Computação é que, em geral, elas não se sentem aptas nem capazes de lidar com a tecnologia. O presente relato descreve a estratégia de utilização da Robótica como instrumento da capacitação em Programação e da divulgação da Ciência da Computação para meninas, realizada em uma Escola Pública de Ensino Médio na cidade de João Pessoa-PB. A escola disponibilizou os seus kits de robótica para as atividades que foram divididas em duas fases. A fase 1 consistiu na montagem dos robôs e a fase 2 no desenvolvimento de programas que testaram as funcionalidades específicas para o modelo de kit utilizado, como por exemplo como acender os faróis e soar a buzina.

Referências

Anunciação, S. (2014) Lugar de menina é na computação. Jornal da Unicamp. n. 595.

Attrot, W. e Ayrosa, P. P. S. (2002) Aplicações da Robótica no Ensino de Ciência da Computação. WEI – X Workshop sobre Educação em Computação, Florianópolis, Santa Catarina.

Azevedo, S., Aglaé, A. e Pitta, R. (2010) Minicurso: Introdução a Robótica Educacional. 62ª Reunião Anual da SBPC. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/minicursos/MC%20Samuel%20Azevedo.pdf.

Beaubouef, T. e Zhang, W. (2011) Where are the women computer science students?. Journal of Computing Sciences in Colleges, New York, v. 26, n. 4, p. 14-20.

Bellström, P. e Kilbrink, N. (2010). Problem-Based Learning in a Programming Context–Planning and Executing a Pilot Survey on Database Access in a Programming Language. In: G. A. Papadopoulos, W. Wojtkowski, G. Wojtkowski, S. Wrycza, & J. Zupancic, Information Systems Development (pp. 867-875). Springer US.

Benitti, F. B. V., Vahldick, A., Urban, D. L., Krueger, M. L. e Halma, A. (2009) Experimentação com Robótica Educativa no Ensino Médio: ambiente, atividades e resultados. WIE – XV Workshop sobre Informática na Escola, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

Burge, J. D. e Suarez, T. L. (2005) Preliminary Analysis of Factors Affecting Women and African Americans in the Computing Sciences. Proceedings of the 2005 conference on Diversity in computing, New York, p. 53-56.

Cristóvão, H. M. (2008) Aprendizagem de Algoritmos num Contexto Significativo e Motivador: um relato de experiência. WEI – XVI Workshop sobre Educação em Computação, Belém do Pará, Pará.

Daoun, M. (2008) Alunos criativos, robôs idem. Revista Carta na Escola. Rio de Janeiro, n. 25.

Dubow, W. M. (2013) Diversity in Computing: Why It Matters and How Organizations Can Archive It. Computer, New York, v.46, n.3, p. 24-29.

Eney, C., Lazowska, E., Martin, H. e Reges, S. (2013) Broadening Participation: The Why and the How. Computer, New York, v.46, n.3, p.48-51.

Inep. (2014) Relatório Censo da Educação Superior 2013. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior, Outubro.

Info. (2014) Tecnologia é coisa de mulher. Revista Info EXAME. Editora Abril. Ed. 339.

Kenski, V. M. (2003) Tecnologias de Ensino Presencial e a Distância. Campinas: Papirus.

Klawe, M. (2013) Increasing Female participation in Computing: The Harvey Mudd College Story. Computer, New York, v. 46, n. 3, p. 56-58.

Lego Groups. (2009) Lego.com MINDSTORMS NXT Home. http://mindstorms.lego.com.

Pereira, C. e Meyer, B. (2012) Informatics education in Europe: institutions, degrees, students, positions, salaries – Key Data 2008-2012. http://www.informatics-europe.org/images/documents/informatics-education-europe-data-2008-2012.pdf

Reis, L., Mattos, G. O. e Moreira, J. A. (2014) Um Panorama da Presença Feminina na Ciência da Computação. 18º. REDOR. Recife-PE.

Silva, J. (2014) Mulheres na computação desperta vocações em JP. Jornal Correio da Paraíba, João Pessoa.

Silva, T. S. C., Silva, A. S. C. e Melo, J. C. B. (2011) Ensino de Algoritmos a Nível Médio Utilizando Música e Robótica: Uma Abordagem Lúdica. WEI – XIX Workshop sobre Educação em Computação, Natal, Rio Grande do Norte.

Soares, R. F. e Borges, M. A. F. (2011) Robótica: aprendizado em informática de forma lúdica. WEI – XIX Workshop sobre Educação em Computação, Natal, Rio Grande do Norte.

Solomon, C. J. e Papert, S. (1976). A case study of a young child doing turtle graphics in LOGO. AFIPS '76 Proceedings of the June 7-10, 1976, national computer conference and exposition (pp. 1049-1056). New York: ACM.

Publicado
20/07/2015
MATTOS, Giorgia; DA SILVA, Danielle; MOREIRA, Josilene. A Utilização de Kits de Robótica como Ferramenta para o Ensino de Programação à Meninas do Ensino Médio. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 376-385. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10254.