ABILSEN: Uma Abordagem para Inclusão do Licenciado em Computação no Ensino Básico
Resumo
A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação – (TICs) e o ensino de Computação nos espaços escolares têm fomentado discussões sobre novas práticas e métodos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Os cursos de Licenciatura em Computação formam profissionais para desenvolver softwares educativos, aplicar TICs na Educação e ensinar Computação nos níveis básico, técnico e profissionalizante. Entretanto, ainda não existe no Brasil a disciplina de Computação no currículo da educação básica. Esta pesquisa apresenta uma abordagem para a inclusão do Licenciado em Computação de forma estruturada e integrada às disciplinas do currículo escolar. Os resultados do estudo empírico demonstram uma alta satisfação da abordagem tanto dos alunos quanto do professor da disciplina.
Referências
Bundy, A. (2007) “Computational thinking is pervasive”. J. Scient. Pract. Comput. 1, 67–69. Costa, T. et al. (2012) “Trabalhando Fundamentos de Computação no Nível Fundamental: experiência de Licenciandos em Computação da Universidade Federal da Paraíba”. XX WEI. Curitiba.
França, R. et al (2012). “Ensino de Ciência da Computação na Educação Básica: Experiências, Desafios e Possibilidades”. In: XX WEI Curitiba. Gros, B. (2007) “The impact of digital games in education”. First Monday, v.8, n.7. Disponível em: http://www.firstmonday.org/issues/issue8_7/xyzgros/index.html. Acesso em: 16/12/2014.
Kirkpatrick, D. (1994) “Evaluating Training Programs - The Four Levels”. BerrettKoehler Publishers, Inc. Lima, R. (2006) “Como a relação entre clientes e fornecedores internos à organização pode contribuir para a garantia da qualidade: o caso de uma empresa automobilística”. Ouro Preto: UFOP.
Moran, J. (2003). “Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologias: transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual”. Disponível em: http://www.irrodl.org/content/v2.1/downes.pdf. Acesso em junho de 2007.
Nunes, D. (2011). “Ciência da Computação na Educação Básica”. Disponível em
Prieto, L . et al. (2005). “Uso das Tecnologias Digitais em Atividades Didáticas nas Séries Iniciais”. Porto Alegre, v. 3, n. 1, p.1-11.
Sá, E. et al. (2007) “Design de atividades de aprendizagem que usam Jogos como princípio para Cooperação”. In: Anais do XVIII (SBIE), SP, Brasil.
Scaico, P. D. et al. (2012). Um Relato de Experiências de Estagiários da Licenciatura em Computação com o Ensino de Computação para Crianças. Revista Novas Tecnologias - RENOTE, v.10, n.3.
Shneiderman, B. (2006) “A nova educação: aprendizado eletrônico”. In: SHNEIRDERMAN, B. O laptop de Leonardo: como o novo renascimento já está mudando a sua vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. p. 129-151.
Wing, J. (2008). “Computational thinking and thinking about computing”. Phil. Trans. R. Soc. A, 366(1881):3717–3725. Yin, R. (2001) “Estudo de caso – planejamento e métodos”. 2. ed. Porto Alegre: Bookman.