Sistematização da elaboração da matriz curricular de um curso de Sistemas de Informação: a metodologia dos perfis
Resumo
Um curso de graduação nasce e é conduzido por meio de um Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Inúmeras variáveis são consideradas durante a sua concepção e elaboração. Pode-se citar a adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), diretrizes institucionais, regionalidade, flexibilidade, aspectos tecnológicos e vários outros. Dentre seus componentes, a matriz curricular ou simplesmente currículo do curso desempenha um papel de destaque. Entretanto, ela não deve ser considerada apenas como um simples conjunto de disciplinas. A elaboração da matriz de um curso de graduação necessita de embasamento e processo. Este artigo apresenta a sistematização metodológica usada para a elaboração da matriz curricular de um curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI). Denominada metodologia dos perfis, o artigo também apresenta desdobramentos, reflexões e ações interdisciplinares decorrentes deste processo.
Referências
Anastasiou, Léa das Graças Camargos. (1997). Metodologia de ensino: primeiras aproximações.... Educar em Revista, (13), 93-100. Retrieved January 6, 2015, from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601997000100007&lng=en&tlng=pt. 10.1590/0104-4060.174.
Braga, Ryon; Monteiro, Carlos A. (2005). Planejamento estratégico sistêmico para instituições de ensino. São Paulo, SP: Hoper.
Brasil (2006). Decreto n.º 5.773/06. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no sistema federal de ensino. Brasília, DF.
Brasil (2012). Parecer nº 136/12. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação. CNE/CES. Brasília, DF.
Brito, Márcia Regina F. de. (2008). O SINAES e o ENADE: da concepção à implantação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 13(3), 841-850. Retrieved April 10, 2015, from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772008000300014&lng=en&tlng=pt. 10.1590/S1414-40772008000300014.
Cidral, Alexandre et al. (2001). A abordagem por competências na especificação do perfil do egresso do Bacharelado em Sistemas de Informação. In IX Workshop de Educação em Computação (WEI 2001), Anais do XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC 2001.
Fazenda, Ivani. (2008). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez.
Murrugarra-Llerena, Nils; Alva-Manchego, Fernando; Rezende, Solange Oliveira. (2011). Comparação de Grades Curriculares de Cursos de Computação Baseada em Agrupamento Hierárquico de Textos. In XIX Workshop de Educação em Computação (WEI 2011), Anais do XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC 2011.
Perrenoud, Philippe (2000). Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artes Médicas.
Piva Jr., Dilermando; Freitas, R. L. (2011). Estratégias para melhorar os processos de abstração na disciplina de Algoritmos. In XIX Workshop de Educação em Computação (WEI 2011), Anais do XXXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC 2011.
Porter, Michael E. (2004). Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus.
Rapkiewicz, C. et al. (2006). Estratégias pedagógicas no ensino de Algoritmos e programação associadas ao uso de jogos educacionais. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, vol 7, n. 3, Porto Alegre, 2006.
Rissi, Marinalva C.; Marcondes, Martha Ap. S.. (2013). Reflexão sobre a reprovação, retenção e evasão na UEL: retenção em 2010, reprovação 2010 a 2012 e evasão 2003 a 2012 nos cursos de graduação. Londrina: Universidade Estadual de Londrina.
Ristoff, D.; Giolo, J. (2006, dez). O SINAES como sistema. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 3, n. 6, p. 193-213.
Sociedade Brasileira de Computação (2003). Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Computação e Informática - CR99.01. SBC.