Uma Proposta Metodológica para o Ensino de Programação Baseado na relação entre Perfs Cognitivos, Padrões Pedagógicos e AutoRegulação dos Estudantes

  • Adelito Farias CESAR
  • Tancicleide Gomes UFRPE
  • Giordano Cabral UFRPE

Resumo


A otimização da compreensão de algoritmos e estruturas de programação por iniciantes é um desafo tanto para o professor quanto para o estudante. No instante da história que presenciamos, espera-se que os profssionais de tecnologias da informação consigam construir soluções criativas e inovadoras em períodos curtos, que sejam capazes de atender às demandas da indústria. Este artigo propõe uma refexão sobre uma integração de metodologias já aplicadas para auxiliar a construção do pensamento computacional, mas a partir de uma abordagem que una auto-regulação, perfs cognitivos e padrões pedagógicos de programação em busca da promoção de um aprendizado centrado no aluno, assistindo-o no processo de evolução do conhecimento.

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Publicado
28/07/2014
FARIAS, Adelito; GOMES, Tancicleide; CABRAL, Giordano. Uma Proposta Metodológica para o Ensino de Programação Baseado na relação entre Perfs Cognitivos, Padrões Pedagógicos e AutoRegulação dos Estudantes. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 352-360. ISSN 2595-6175.