Uso da técnica Coding DOJO em aulas de programação de computadores

Resumo


Este artigo descreve a realização de um experimento de Coding DOJO nas disciplinas de Algoritmos e Organização e Arquitetura de Computadores junto as turmas de primeiro semestre do Bacharelado em Sistemas de Informação. Exigindo preparação prévia dos exercícios propostos aos alunos, os resultados sugerem que a maioria dos alunos se sentiram motivados com a atividade e demonstraram comportamento colaborativo. Observou-se, também, que estudantes com menor fluência em programação foram aceitos e assistidos pelos seus grupos de trabalho.

Palavras-chave: Coding, Dojo, Programação, Algoritmos, Computadores, Motivação, Alunos

Referências

CARMO, D.H., BRAGANHOLO, V. (2012) “Um Estudo Sobre o Uso Didático de Dojos de Programação”. Anais do XX Workshop sobre Educação em Computação, Curitiba, Paraná.

FRANZ, L. P., DA SILVA, J. P. S., CHEIRAN, J. F. P. (2014). “O uso de Coding Dojo no aprendizado colaborativo de programação de computadores”. RENOTE , v. 12, n. 2.

MARINHO, C. S. S., MOREIRA, L. O., COUTINHO, E. F., PAILLARD, G. A. L., NETO, E. T. L. (2016) “Experiências no Uso da Metodologia Coding Dojo nas Disciplinas Básicas de Programação de Computadores em um Curso Interdisciplinar do Ensino Superior”. Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016).

MÓR, F. N., SCHERER, A. P. Z., (2020) “Relatório do Experimento: Uso da técnica Coding DOJO em aulas de programação de computadores”, http://www.filipomor.com/material_apoio/rpt_Coding_DOJO_2020.pdf, Junho de 2020.

LUZ, R. B., NETO, A. (2012) “Usando Dojos de Programação para o Ensino de Desenvolvimento Dirigido por Testes”. Anais do 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2012).

SCHOEFFEL, P., ROSA, D. F., WASLAWICK, R. S. (2016) “Um Experimento do Uso de Coding Dojo na Aprendizagem de Programação Orientada a Objetos”. Revista Brasileira de Sistemas de Informação, Rio de Janeiro, vol. 9, No. 2, pp. 71-105, 2016
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SCHERER, Adriana Paula Zamim; MÓR, Filipo Novo. Uso da técnica Coding DOJO em aulas de programação de computadores. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 6-10. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11119.