Iron Ears: primeiras impressões de um jogo educativo para ensino de estrutura de dados lineares

  • Alexandre da Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Andreia de Jesus Universidade Federal do Paraná
  • Gabriel Vaz Igarashi Universidade Federal do Paraná
  • Vinicius Struginski Pereira Universidade Federal do Paraná

Resumo


Com a evolução tecnológica os softwares educacionais ganham cada vez mais espaço em sala de aula. Dentre estes, existem os jogos educativos, que promovem tanto o entretenimento quanto o ensino através do lúdico. Levando em conta a dificuldade dos alunos da área de computação na aprendizagem de estruturas de dados, optou-se pela aplicação do jogo Iron Ears: Data Structure na disciplina de Estruturas de Dados I do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A partir dos experimentos realizados, com base nas médias finais e frequência dos alunos, foi possível notar que o Iron Ears ajudou na retenção de alunos e melhorou a compreensão do conteúdo dos mesmos.

Palavras-chave: Estrutura de Dados Lineares, Jogo Educativo, Computação

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Publicado
30/06/2020
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DA ROSA, Alexandre; DE JESUS, Andreia; IGARASHI, Gabriel Vaz ; PEREIRA, Vinicius Struginski . Iron Ears: primeiras impressões de um jogo educativo para ensino de estrutura de dados lineares. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 31-35. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11124.