Quando a Aluna se Torna a Mestre: Um Relato da Experiência de Alunas de Graduação Aplicando Dinâmicas de Ensino de Computação para Alunas de Ensino Médio

  • Nathasha Pinto Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Alana Araujo Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Estephane Mendes Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Giovanna Pavani Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Karla Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Raimundo Neto Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Katia Salles Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Luis Rivero Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo


O quantitativo de mulheres nas carreiras e cursos das áreas de Computação e Tecnologias é baixo se comparado ao quantitativo de homens. Para incentivá-las a entrar em cursos de exatas, vários projetos de extensão têm sido executados. Nesse contexto, o presente artigo relata os resultados da aplicação de uma gincana em que foram realizadas atividades de ensino envolvendo computação plugada e desplugada. As atividades e o material preparado foram escolhidos e adaptados por alunas do curso de ciência da computação da Universidade Federal do Maranhão com o intuito de encorajar alunas de ensino médio. Como resultado desta experiência, foi possível coletar opiniões sobre o processo de criação da gincana por parte das graduandas e a avaliação da mesma por parte de alunas de ensino médio.

Palavras-chave: Projeto, Incetivo, Meninas, Computação

Referências

Aono, A. H., Rody, H. V. S., Musa, D. L., Pereira, V. A., & Almeida, J. (2017, July). A utilização do scratch como ferramenta no ensino de pensamento computacional para crianças. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação. SBC.

Bell, T., Witten, I. H., Fellows, M., Adams, R., & McKenzie, J. (2011). Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Computer Science Unplugged ORG.

Binkerd, C. L., & Moore, M. D. (2002). Women/minorities in computer science: where are they? no attention no retention. Journal of Computing Sciences in Colleges,17(5), 8-12.

Monard, M. C., & Fortes, R. P. D. M. (2013). Uma Visão da Participação Feminina nos Cursos de Ciência da Computação no Brasil. In V Congresso de la Mujer Latinoamericana em La Computacion. LAWCC (pp. 6-12). sn.

Neto, J. J. S., De Jesus, G. R., Karino, C. A., & De Andrade, D. F. (2013). Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Estudos em Avaliação Educacional, 24(54), 78-99.

Silva, J., Oliveira, L., & Silva, A. (2019, July). Meninas na Computação: uma análise inicial da participação das mulheres nos cursos de Sistemas de Informação do estado de Alagoas. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 444-452). SBC.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
PINTO, Nathasha; ARAUJO, Alana ; MENDES, Estephane ; PAVANI, Giovanna; SILVA, Karla; NETO, Raimundo ; SALLES, Katia; RIVERO, Luis. Quando a Aluna se Torna a Mestre: Um Relato da Experiência de Alunas de Graduação Aplicando Dinâmicas de Ensino de Computação para Alunas de Ensino Médio. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 36-40. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11125.