Um Ambiente Virtual Colaborativo para o Planejamento de Ensino PBL em Cursos de Computação

  • Jesiel Viana da Silva Instituto Federal do Piauí - IFPI
  • Gustavo Henrique da Silva Alexandre Cesar School

Resumo


Problem-Based Learning (PBL) tem sido uma boa alternativa para atender às necessidades educacionais da Computação. No entanto, faltam ferramentas digitais específicas para ajudar os educadores na tarefa de planejamento de ensino PBL. Como solução para esse problema, este artigo propõe a concepção de um sistema colaborativo orientado aos princípios PBL para o planejamento de ensino. Os resultados iniciais indicam um bom índice de aceitação da ferramenta.

Palavras-chave: sistema colaborativo, planejamento de ensino, problem-based learning, pbl

Referências

ALEXANDRE., G. H.; SANTOS., S. C. Pbl planner toolkit: A canvas-based tool forplanning pbl in software engineering education. In: INSTICC. Proceedings of the 10thInternational Conference on Computer Supported Education - Volume 2: CSEDU,. [S.l.]:SciTePress, 2018. p. 206–213. ISBN 978-989-758-291-2.

BORGES, M. de C. et al. Aprendizado baseado em problemas.Medicina (Ribeirão Preto. Online), v. 47, n. 3, p. 301–307, 2014.

BROUGHTON, M. et al. Being here: designing for distributed hands-on collaboration inblended interaction spaces. In: ACM.Proceedings of the 21st Annual Conference of theAustralian Computer-Human Interaction Special Interest Group: Design: Open 24/7.[S.l.], 2009. p. 73–80.

ECKERSLEY, B.; TOBIN, K.; WINDSOR, S. Professional experience and project-based learning as service learning. In:Educating Future Teachers: Innovative Perspectives in Professional Experience. [S.l.]: Springer, 2018. p. 175–192.

ELLIS, C. A.; GIBBS, S. J.; REIN, G. Groupware: some issues and experiences.Communications of the ACM, ACM New York, NY, USA, v. 34, n. 1, p. 39–58, 1991.

FUKS, H. et al.Applying the 3C model to groupware engineering. [S.l.]: PUC Rio deJaneiro, 2004.

MOEN, R.; NORMAN, C.Evolution of the PDCA cycle. [S.l.]: Citeseer, 2006.

OLIVEIRA, A. M. C. A.; SANTOS, S. C. dos; GARCIA, V. C. Pbl in teaching computing: An overview of the last 15 years. In: IEEE.2013 IEEE Frontiers inEducation Conference (FIE). [S.l.], 2013. p. 267–272.

SANTOS, S. C. dos et al. How to apply problem-based learning in a managed way? acase in computing education. In: SPRINGER.International Conference on ComputerSupported Education. [S.l.], 2018. p. 287–309.

SANTOS, S. C. dos; FIGUERÊDO, C. O.; WANDERLEY, F. Pbl-test: A model toevaluate the maturity of teaching processes in a pbl approach. In: IEEE.2013 IEEEFrontiers in Education Conference (FIE). [S.l.], 2013. p. 595–601.

SANTOS, S. C. dos; FURTADO, F.; LINS, W. xpbl: A methodology for managing pblwhen teaching computing. In: IEEE.2014 IEEE Frontiers in Education Conference(FIE) Proceedings. [S.l.], 2014. p. 1–8.

SAVERY, J. R. Overview of problem-based learning: Definitions and distinctions.Essential readings in problem-based learning: Exploring and extending the legacy ofHoward S. Barrows, v. 9, p. 5–15, 2015.

VIDAL, T. C.; SANTOS, S. C. D.; CARVALHO, R. S. Pbl-tutor canvas: A tool based on backward design to plan pbl in computing education. In: IEEE.2016 IEEE Frontiers inEducation Conference (FIE). [S.l.], 2016. p. 1–8.

WIERINGA, R. J.Design science methodology for information systems and software engineering. [S.l.]: Springer, 2014.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVA, Jesiel Viana; ALEXANDRE, Gustavo Henrique da Silva. Um Ambiente Virtual Colaborativo para o Planejamento de Ensino PBL em Cursos de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 41-45. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11126.