Adaptando o Design Thinking para a Definição e Desenvolvimento de um Jogo Educacional Não Digital no Ensino de Gerenciamento de Riscos

Resumo


Uma alternativa para o ensino tradicional é o uso de jogos educacionais que podem motivar os alunos. No entanto, ainda há dificuldade no desenvolvimento de jogos educacionais ao selecionar os conteúdos presentes e ao projetar a dinâmica do jogo. Este trabalho apresenta o relato de experiência da adaptação da metodologia design thinking no processo de desenvolvimento do jogo educacional não digital: Arriscando. O Design Thinking combina o foco no usuário final com colaboração multidisciplinar e aprimoramento iterativo para produzir produtos inovadores. Foi aplicada uma análise de conteúdos de disciplinas para definir o assunto do jogo, assim como reuniões de brainstorming e validação com os discentes.

Palavras-chave: Design Thinking, Jogo Educacional, Gerenciamento de Riscos

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Publicado
30/06/2020
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SANTOS, Sebastião; COSTA, Yandson; CARVALHO, Flávia; VIANA, Davi; RIVERO, Luis. Adaptando o Design Thinking para a Definição e Desenvolvimento de um Jogo Educacional Não Digital no Ensino de Gerenciamento de Riscos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 46-50. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11127.