Onde estão Meus Egressos? Relato sobre um Mapeamento Automatizado da Vida Profissional dos Formados em Sistemas de Informação da UNIRIO
Resumo
Concluir uma graduação oportuniza escolhas profissionais com potencial para aumentar a empregabilidade. De fato, o egresso pode se tornar empreendedor ou mesmo empregador. Ademais, o governo qualifica os cursos de graduação, fazendo avaliações periódicas dos conhecimentos e competências dos concluintes, por meio do exame Enade, bem como realiza visitas às Instituições de Ensino Superior (IES) para avaliar dimensões pedagógica, infraestrutura e corpo docente das graduações. Este trabalho apresenta um mapeamento automatizado da vida profissional dos egressos do curso de Sistemas de Informação da UNIRIO, abrangendo vínculos formais de trabalho e inserção empresarial.
Referências
Brasil. Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Brasília, DF. Disponível em
Griboski, C. M., Bedritichuk, A. G. A. e Ferreira, G. V. “Autoavaliação institucional: uma análise da formação e inserção profissional dos egressos da UNB.,Florianópolis, 2017.
Helal, D. H. Flexibilização organizacional e empregabilidade individual: proposição de um modelo explicativo. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, mar.2005.
Nascimento, B. M. SAE - Sistema de Acompanhamento de Egressos. Vitória, ES, 2016. Disponível em < https://nemo.inf.ufes.br/publicacoes/literatura-cinza/ > Acesso em: 20 jun. 2020.
Rais, Relação Anual de Informações sociais. Disponível em < http://www.rais.gov.br/ > Acesso em: 15 jan. 2020. Schultz, T. W. O capital humano: investimento em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
Schultz, T. W. O capital humano: investimento em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.