Avaliando um Jogo Educacional para o Ensino de Inteligência Artificial - Qual Metodologia para Avaliação Escolher?

  • Thamyla Lima Universidade Federal do Maranhão
  • Alex Barradas Filho Universidade Federal do Maranhão
  • Allan K. Barros Universidade Federal do Maranhão
  • Davi Viana Universidade Federal do Maranhão
  • João B. Bottentuit Junior Universidade Federal do Maranhão
  • Luis Rivero Universidade Federal do Maranhão

Resumo


Jogos sérios representam uma estratégia de ensino que permitem agregar o entretenimento com elementos educacionais. Para avaliar o impacto que os jogos sérios exercem nos alunos de computação, a literatura disponibiliza uma variedade de métodos avaliativos. Neste trabalho, uma análise comparativa entre métodos de avaliação foi realizada identificando tendências, pontos positivos e negativos, bem como aspectos a serem melhorados. Posteriormente, três métodos de avaliação foram selecionados e aplicados em alunos da UFMA para avaliar um jogo para ensino de inteligência artificial. Os resultados obtidos foram comparados, analisados e discutidos conforme as dimensões abordadas por cada método.

Palavras-chave: jogos sérios, avaliação, métodos avaliativos

Referências

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Publicado
30/06/2020
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LIMA, Thamyla; BARRADAS FILHO, Alex ; BARROS, Allan K.; VIANA, Davi ; BOTTENTUIT JUNIOR, João B. ; RIVERO , Luis . Avaliando um Jogo Educacional para o Ensino de Inteligência Artificial - Qual Metodologia para Avaliação Escolher?. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 66-70. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11131.