Relato da utilização da plataforma App Inventor como ferramenta de ensino de lógica de programação para professores da Rede Básica de Ensino
Resumo
Este artigo relata a realização de uma capacitação com professores de ensino fundamental, com o intuito de ensinar o processo de desenvolvimento de aplicativos móveis. A plataforma utilizada permite a programação sem a necessidade de conhecer previamente conceitos de lógica de programação. Espera-se que, com isso, os professores utilizem novas tecnologias no seu dia-a-dia na escola e sejam multiplicadores do conhecimento adquirido, promovendo assim a cultura digital em sala de aula.
Referências
de Almeida, M. E. B. e Valente, J. A. (2012). Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem fronteiras,12(3):57–82.
Gonçalves, L. M., Perrier, G. R. F., e Almeida, M. E. B. (2018). Avanços, entraves e possibilidades de integração curricular das tdic: as representações sociais de professores do ensino fundamental i.Cadernos de Educação, I(60):50–74.
Raabe, A., Frango, I., Ribeiro, L., Granville, L., Salgado, L., da Cruz, M., e Fortes,S. (2017). Referenciais de formação em computação: Educação básica. Sociedade Brasileira de Computação.
Vargas, R. e Gonçalvez, A. (2005). Implementando um Mural Eletrônico em PHP: Uma Aplicação Voltada a uma Instituição de Ensino Superior. Monografia (Bacharel em Informática), URCAMP (Universidade da Região da Campanha), Bagé, Brazil.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Commun. ACM, 49(3):33–35.