Relato da utilização da plataforma App Inventor como ferramenta de ensino de lógica de programação para professores da Rede Básica de Ensino

  • Felício Gobbi Hoffmann Santos Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-9115-9169
  • Graziela Santos de Araújo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-1034-0450
  • Luciana Montera Cheung Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Anderson Viçoso de Araújo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Heitor Batistela Zunta Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande

Resumo


Este artigo relata a realização de uma capacitação com professores de ensino fundamental, com o intuito de ensinar o processo de desenvolvimento de aplicativos móveis. A plataforma utilizada permite a programação sem a necessidade de conhecer previamente conceitos de lógica de programação. Espera-se que, com isso, os professores utilizem novas tecnologias no seu dia-a-dia na escola e sejam multiplicadores do conhecimento adquirido, promovendo assim a cultura digital em sala de aula.

Palavras-chave: App Inventor, Cultura Digital, Pensamento Computacional

Referências

Bombasar, J., Raabe, A., Miranda, E., e Santiago, R. (2015). Ferramentas para o ensino-aprendizagem do pensamento computacional: onde está alan turing?Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação- SBIE), 26(1).

de Almeida, M. E. B. e Valente, J. A. (2012). Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem fronteiras,12(3):57–82.

Gonçalves, L. M., Perrier, G. R. F., e Almeida, M. E. B. (2018). Avanços, entraves e possibilidades de integração curricular das tdic: as representações sociais de professores do ensino fundamental i.Cadernos de Educação, I(60):50–74.

Raabe, A., Frango, I., Ribeiro, L., Granville, L., Salgado, L., da Cruz, M., e Fortes,S. (2017). Referenciais de formação em computação: Educação básica. Sociedade Brasileira de Computação.

Vargas, R. e Gonçalvez, A. (2005). Implementando um Mural Eletrônico em PHP: Uma Aplicação Voltada a uma Instituição de Ensino Superior. Monografia (Bacharel em Informática), URCAMP (Universidade da Região da Campanha), Bagé, Brazil.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Commun. ACM, 49(3):33–35.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Felício Gobbi Hoffmann Santos; DE ARAÚJO, Graziela Santos; CHEUNG, Luciana Montera; DE ARAÚJO, Anderson Viçoso; ZUNTA, Heitor Batistela. Relato da utilização da plataforma App Inventor como ferramenta de ensino de lógica de programação para professores da Rede Básica de Ensino. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 86-90. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11135.