Metodologia CAJEDUS para o Desenvolvimento de Jogos de Apoio à Educação Infantil Bilíngue de Crianças Surdas: Um Estudo de Caso Junto a Desenvolvedores
Resumo
A comunidade Surda necessita de ferramentas computacionais para o apoio da Educação Bilíngue, com Libras como língua preferencial e Português como segunda língua, desde as fases iniciais da infância. Uma forma de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem é a utilização de jogos educativos. O problema é que muitos não são acessíveis e, em o sendo, desconsideram os objetivos da Educação Bilíngue. A partir dessa lacuna, foi construída a metodologia CAJEDUS (CriAção de Jogos para a EDUcação de crianças Surdas). Assim sendo, foi conduzido um estudo de caso para a concepção de jogos educativos para crianças Surdas de 4 e 5 anos por desenvolvedores com pouco ou nenhum contato com a Educação Infantil Bilíngue e cultura Surda.
Referências
Brasil, M. e CNE, C. (2010). Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Resolução CEB-CNE , (01).
Chebka, R. e Essalmi, F. (2015). A crosswords game for deaf. In 2015 5th International Conference on Information & Communication Technology and Accessibility (ICTA), pages 1–6. IEEE.
Cruz, A. M., Miranda, J., Rossi, H., Maia, M. C., Mojon, Q. H., e Felipe, T. A. (2015). Plano anual para educação infantil bilíngue para crianças surdas - 4 e 5 anos. Curso de Especialização Educação Bilíngue. INES, Rio de Janeiro - RJ.
Felipe, T. A. (2006). Política publicas para inserção da libras na educação de surdos. Revista Informativo-Científico Espaço. INES - Rio de Janeiro, (25/26):33–47.
Galvão, L. F. O. (2020). Cajedus: Uma metodologia para concepção de jogos educativos para crianças surdas baseados em objetivos de aprendizagem da educação infantil. Master’s thesis, Universidade Federal do Paraná.
MEC, M. d. E. (2017). Base nacional comum curricular: educação é a base. MEC Brasília, DF. https://www.mec.gov.br/.