Tudo junto e misturado - como explorar a diversidade de conhecimentos em turmas iniciantes?

  • Rita C. G. Berardi Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Sílvia Amélia Bim Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo


O perfil das turmas de primeiro período em cursos de computação tem se modificado ao longo dos anos, tendo estudantes que já programam junto com estudantes que nunca programaram e por isso possuem uma curva de aprendizado diferente. Sendo assim, é necessário que se discuta sobre metodologias que consigam explorar essa diferença de conhecimento de forma a desenvolver cada estudante a partir do seu ponto particular de conhecimento. Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do uso de técnicas de Computação Desplugada apoiadas pela teoria de aprendizagem Social Learning como uma alternativa para explorar essa diversidade.

Palavras-chave: turma de calouros, diversidade de conhecimento, ensino de programação

Referências

Bell, T., Witten, I., Fellows, M. (2011). “Computer Science Unplugged – Ensinando Ciência da Computação sem o uso do Computador”. Tradução de Luciano Porto Barreto.

Fragelli, R. R., & Fragelli, T. B. O. (2017). Trezentos: a dimensão humana do método. Educar em Revista, (63), 253-265.

Giraffa, L. M. M.; Mora, M. C. (2013). Evasão na Disciplina de Algoritmo e Programação: Um Estudo a Partir dos Fatores Intervenientes na Perspectiva do Aluno. In: III Conferencia Sobre el Abandono en la Educación Superior (Iii Clabes), v. 3, 2013, Espanha.

Reis, R., Lyra. K, Reis, C. e Isotani, S. (2018) Relato de Experiência sobre o uso da Computação Desplugada associada a uma Teoria de Aprendizagem Colaborativa. Anais do Workshop de Informática na Escola, [S.l.], p. 166.

Vygotsky, L.S., Cole, M. (1978) Mind in Society: The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Viana, G., Lopes, A., Portela, C., Oliveira, S. (2019). Um Survey sobre a Aprendizagem de Programação no Curso de Sistemas de Informação. In: Workshop Sobre Educação em Computação (WEI), 27. , 2019, Belém.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
BERARDI, Rita C. G.; BIM, Sílvia Amélia. Tudo junto e misturado - como explorar a diversidade de conhecimentos em turmas iniciantes?. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 106-110. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11139.