Construindo o aprendizado de forma coletiva: criação de jogos para exploração de conceitos em uma disciplina de IHC

Resumo


Alternativas metodológicas têm sido discutidas para promover um maior envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. Nesse cenário, relatamos uma experiência realizada em duas edições de uma disciplina de IHC, envolvendo 45 alunos no total. Os alunos criaram seus próprios jogos (digitais e não digitais) para explorar conceitos específicos de IHC. Descrevemos a experiência e as impressões dos alunos sobre o impacto desta em seu processo de aprendizado.

Palavras-chave: Ensino de IHC, jogos na sala de aula, engajamento dos alunos

Referências

Leite, D.; Delfino, S.; Mélo, C.; Medeiros, Á.; de Andrade, H. (2015) Gsprojects - Ambiente para Simulação da Gestão de Projetos de Software. In: Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação.

Lim, C.P. (2008) Spirit of the game: Empowering students as designers in schools? British Journal of Educational Technology, 39: 996-1003.

Santos, J.C.O.; Figueiredo, K. S (2016) Computasseia: um Jogo para o Ensino de História da Computação. In: Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação. 31-40.

Silva, H. (2019) RIPChallenge: Um Jogo Sério para Auxílio ao Aprendizado do Protocolo RIP. In: Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. 503-512.

Silva, W.; Steinmacher, I.; Conte, T. (2017) Apoiando o Ensino de Diagrama de Atividades através de um jogo educacional. In: Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação.

Silveira, M.S. (2020) Exploring Creativity and Learning through the Construction of (Non-Digital) Board Games in HCI Courses. In: Proceedings of the 25th Annual ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education.

Vahldick, A.; Mendes, A.; Marcelino, M.; Farah, P. (2016) Pensamento Computacional Praticado com um Jogo Casual Sério no Ensino Superior. In: Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação. 308-317.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SILVEIRA, Milene Selbach. Construindo o aprendizado de forma coletiva: criação de jogos para exploração de conceitos em uma disciplina de IHC. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 126-130. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11143.