Robótica como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento computacional e introdução a lógica de programação

  • Laila Pereira Mota Universidade Federal da Bahia
  • Isa Neves Universidade Federal da Bahia

Resumo


Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir de um curso de extensão, desenvolvido na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019. O curso teve como objetivo ensinar as noções básicas da robótica, programação, eletrônica, e promover o estímulo ao pensamento computacional através do Construcionismo. Ao final, os participantes declararam evolução em relação ao que foi proposto em diversas áreas do conhecimento, reforçando a característica multidisciplinar da robótica. Ademais, as ferramentas utilizadas trouxeram uma nova perspectiva ao tempo que tornou ainda mais fácil o acesso à plataforma, estendendo o aprendizado para além da sala de aula.

Palavras-chave: robótica, pensamento computacional, lógica, ensino

Referências

Matarić, Maja J. et al. The robotics primer. Mit Press, 2007.

McRoberts, Michael. Arduino Básico-2ª edição: Tudo sobre o popular microcontrolador Arduino. Novatec Editora, 2015.

Nunes, S. da C.; santos, RP dos. O Construcionismo de Papert na criação de um objeto de aprendizagem e sua avaliação segundo a taxionomia de Bloom. Trabalho apresentado no IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais... Águas de Lindóia, 2013.

Seymour, Papert. Mindstorms; Children, Computers and Powerful Ideas. New York: Basic Book, 1980.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), p. 33-35.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MOTA, Laila Pereira; NEVES, Isa. Robótica como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento computacional e introdução a lógica de programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 141-145. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11146.