Mostra de Ideias: aplicação de uma metodologia gamificada e baseada em problemas no curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Mato Grosso

  • Mauro F. Santos Junior Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Sergiana Alves da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo


Para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais motivador no Curso de Sistemas de Informação, foi desenvolvido o projeto Mostra de Ideias: uma metodologia gamificada e baseada em problemas. Foi estruturada no formato de competição, e as equipes tinham como objetivo criar startups para apresentar a melhor e mais viável solução tecnológica para problemas reais. As fases da competição incluíam oficinas com especialistas convidados, incrementando o conteúdo da disciplina e o engajamento dos alunos. A validação desta proposta ocorreu através de análise qualitativa e quantitativa, e foi verificado o aumento do desempenho acadêmico na disciplina.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas, Gamificação, Startups, Tecnologia

Referências

Barrows, H. S. Problem-based learning in medicine and beyond: a brief overview. In: Wilkerson L.; Gilselaers H. (Eds.). Bringing problem-based learning to higher education: theory and practice. San Franscisco, CA: Jossey-Bass Inc., 1996. p. 3-11.

Bloom, B. S.; Hastings J. T.; Madaus, G. F. Manual de Avaliação Formativa e Somativa do Aprendizado Escolar. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1983.

Gonçalves, B. et al. Elementos de Gamificação Aplicados no Ensino-Aprendizagem de Programação Web. In: Workshop Sobre Educação em Computação (WEI), 27. 2019, Belém. Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, julho 2019, p. 1-10. ISSN 2595-6175.

Guedes, K. de L. et al. A Avaliação de Estudantes e Professores de Administração sobre a Experiência com a Aprendizagem Baseada em Problemas. Administração: Ensino e Pesquisa, vol. 16, núm. 1, 2015, pp. 71-100

Lirbório, L. F. et al. O Ensino do Empreendedorismo no Brasil: Uma Análise da Metodologia do Células Empreendedoras. 2019. 12 f. - CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2019.

Santos, D. M. B. et al. Aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas no curso de Engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2007. Departamento de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Savi, R. et al. Proposta de um Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais. 2010. 12 f. - Curso de Novas Tecnologias na Educação, Universidade de Santa Cantarina, Santa Catarina, 2010.

Silva, J. K. F.; Gontijo, F. B. Aplicação do Método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ao Curso de Engenharia Civil do UNIPAM. 2015. 20 f. Dissertação (Mestrado) - Centro Universitário de Patos de Minas, Patos de Minas, 2015.

Techstars. Startup Weekend - Learn, Network, Startup, 2020. Página inicial. Disponível em: https://startupweekend.org/. Acesso em: 25 de abr. de 2020.

Vianna, Y., Vianna, M., Medina, B., Tanaka, S. (2013). “Gamification, Inc.: Como Reinventar Empresas a partir de Jogos”. Rio de Janeiro: MJV.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS JUNIOR, Mauro F.; DA SILVA, Sergiana Alves. Mostra de Ideias: aplicação de uma metodologia gamificada e baseada em problemas no curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Mato Grosso. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 151-155. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11148.