Utilizando o Youtube para Ensino da Linguagem C em Cursos de Engenharia

  • Leandro de C. Santos Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Samira S. da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Sincler P. de Meireles Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo


Este artigo descreve o uso de uma metodologia para ensino de programação baseada no uso de vídeos produzidos e postados no Youtube. A partir dos resultados conclui-se que a produção de vídeos sob medida pode contribuir significantemente para o processo ensino-aprendizagem de programação de computadores em cursos de Engenharia. Além disso, o Youtube se mostrou uma ferramenta de streaming bastante interessante por facilitar o feedback das aulas e também por oferecer métricas que indicam a recepção dos vídeos.

Palavras-chave: Ensino de Programação, Sala de Aula Invertida, Cursos de Engenharia

Referências

Aureliano, V. C. O.; Tedesco, P. C. de A. R.; Giraffa, L. M. M. Desafios e oportunidades aos processos de ensino e de aprendizagem de programação para iniciantes. In: Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2020. p. 71-80.

Bennedsen, Jens e Caspersen, Michael E. Failure rates in introductory programming: 12 years later. ACM Inroads, v. 10, n. 2, p. 30-36, 2019.

Borba, M; Oechsler, V. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2018. V.11. n. 2.

Dos Santos, R. P. e Costa, H. A. X. Análise de Metodologias e Ambientes de Ensino para Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação aos iniciantes em Computação e Informática. INFOCOMP, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 41-50, mar. 2006.

Filho, V. H de O. As Novas Tecnologias E A Mediação Do Processo Ensino Aprendizagem Na Escola. Anais do VI Encontro de Pesquisa em Educação, Teresina, 01 a 03 de dezembro de 2010.

Morán, J. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, n. 2, p. 27-35, 30 abr. 1995.

Santos, L. R. dos e Ribeiro, A. G. Hipermídia no ensino médio técnico como estratégia de aprendizagem. Temática. Ano XIV, n. 10. Outubro, 2018.

Teixeira, A. Mestres de amanhã. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 92. v. 40, p. 10–19, 1963.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Leandro de C.; DA SILVA, Samira S.; DE MEIRELES, Sincler P.. Utilizando o Youtube para Ensino da Linguagem C em Cursos de Engenharia. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 156-160. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11149.