Utilizando o Youtube para Ensino da Linguagem C em Cursos de Engenharia
Resumo
Este artigo descreve o uso de uma metodologia para ensino de programação baseada no uso de vídeos produzidos e postados no Youtube. A partir dos resultados conclui-se que a produção de vídeos sob medida pode contribuir significantemente para o processo ensino-aprendizagem de programação de computadores em cursos de Engenharia. Além disso, o Youtube se mostrou uma ferramenta de streaming bastante interessante por facilitar o feedback das aulas e também por oferecer métricas que indicam a recepção dos vídeos.
Referências
Bennedsen, Jens e Caspersen, Michael E. Failure rates in introductory programming: 12 years later. ACM Inroads, v. 10, n. 2, p. 30-36, 2019.
Borba, M; Oechsler, V. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2018. V.11. n. 2.
Dos Santos, R. P. e Costa, H. A. X. Análise de Metodologias e Ambientes de Ensino para Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação aos iniciantes em Computação e Informática. INFOCOMP, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 41-50, mar. 2006.
Filho, V. H de O. As Novas Tecnologias E A Mediação Do Processo Ensino Aprendizagem Na Escola. Anais do VI Encontro de Pesquisa em Educação, Teresina, 01 a 03 de dezembro de 2010.
Morán, J. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, n. 2, p. 27-35, 30 abr. 1995.
Santos, L. R. dos e Ribeiro, A. G. Hipermídia no ensino médio técnico como estratégia de aprendizagem. Temática. Ano XIV, n. 10. Outubro, 2018.
Teixeira, A. Mestres de amanhã. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 92. v. 40, p. 10–19, 1963.