The Mining Game: Um jogo para simular o processo de Mineração do algoritmo Proof of Work utilizado em Blockchain
Resumo
Blockchain engloba em sua definição muitos conceitos da computação, como criptografia, redes, algoritmos, entre outros. Transmitir ou aprender sobre essa tecnologia pode ser dificultoso. Portanto, para fomentar estratégias de ensino, utilizou-se da gamificação para fazer com que os jogadores compreendam um pouco melhor sobre o processo de Mineração em Blockchain. Este trabalho discorre sobre a elaboração e validação de um jogo físico que simula o funcionamento do algoritmo conhecido como Proof of Work (Prova de Trabalho) no qual os mineradores recebem recompensa ao atingir determinado objetivo.
Referências
da Silva Rodrigues, C. K. (2017). Sistema bitcoin: uma análise da segurança das transações. iSys-Brazilian Journal of Information Systems, 10(3):5–23.
dos Santos Neto, E. and Franco, E. S. (2010). Os professores e os desafios pedagógicos diante das novas gerações: considerações sobre o presente e o futuro. Revista de Educação do COGEIME, 19(36):9–25.
Nakamoto, S. (2019). Bitcoin: A peer-to-peer electronic cash system. Technical report, Manubot.
Petri, G., von Wangenheim, C. G., and Borgatto, A. F. (2020). Meega+: Um modelo para a avaliação de jogos educacionais para o ensino de computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(03):52.
Pires, F., Teixeira, K., Pessoa, M., and Lima, P. (2019). Desenvolvendo o pensamento computacional através da máquina de turing: o enigma do curupira. In Anais do XXVII Workshop sobre Educaçãoo em Computação, pages 523–532. SBC.
Savi, R., Wangenheim, C., and Borgatto, A. (2011). Um modelo de avaliação de jogos educacionais na engenharia de software. Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2011), São Paulo.
Silva, M. P. (2018). A segurança da democracia e a blockchain. Projeção, Direito e Sociedade, 9(1):119–138.
Swan, M. (2015). Blockchain: Blueprint for a new economy. O’Reilly Media, Inc.