O Pensamento Computacional no Ensino Superior e seu Impacto na Aprendizagem de Programação

  • Emanuel Oliveira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Taciana Pontual Falcão Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo


A consolidação do Pensamento Computacional (PC) como habilidade essencial do cidadão contemporâneo vem se refletindo em novas diretrizes e referenciais em todos os níveis da educação brasileira. Nos cursos superiores de computação, o desenvolvimento do PC vem se somar às abordagens que visam a superação de dificuldades no ensino e aprendizagem de programação, e a consequente redução da retenção e evasão. Neste artigo, a partir de insights de uma pesquisa de campo exploratória, argumentamos que ainda há muito a debater sobre como integrar o PC aos currículos, em particular dos cursos de Licenciatura em Computação, de forma a contemplar a formação esperada deste educador alinhada às novas tendências, mas também desenvolver sua habilidade de PC, e facilitar a aprendizagem de programação.

Palavras-chave: Pensamento computacional, graduação, licenciatura em computação, raciocínio lógico, pensamento algorítmico

Referências

HOED, R. M. Análise da evasão em cursos superiores: o caso da evasão em cursos superiores da área de computação. Dissertação de mestrado, UnB, 2016.

MEC. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. ANDIFES / ABRUEM / SESu / MEC. 1996.

MEDEIROS, R. P. Hello, world: uma análise sobre dificuldades no ensino e na aprendizagem de introdução à programação nas universidades. Tese de doutorado, UFPE, 2019.

PONTUAL FALCÃO, T. et al. Currículo da licenciatura em computação: uma proposta alinhada às novas diretrizes e demandas contemporâneas. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, 2018.

SBC. Educação Superior em Computação - Estatísticas 2017. Disponível em: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/133-estatisticas/1200-pdf-png-educacao-superior-em-computacao-estatisticas-2017

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33–35, 2006.

ZORZO, A. et al. Referenciais de formação para os cursos de graduação em computação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC). 153p, 2017. 2017. Disponível em: www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/131-curriculos-de-referencia.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVA, Emanuel Oliveira; FALCÃO, Taciana Pontual. O Pensamento Computacional no Ensino Superior e seu Impacto na Aprendizagem de Programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 171-175. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11152.