Os Desafios Enfrentados pela Licenciatura em Computação que a Comunidade de Educação em Computação Precisa Conhecer

  • Wilk Oliveira Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0003-3928-6520
  • Rozelma França Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • André Lemos Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Marcia Kniphoff da Cruz Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Pasqueline Scaico Universidade Federal da Paraíba
  • Haroldo Amaral Universidade de Pernambuco
  • Lilian Pereira Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Resumo


No Brasil, para cada componente do currículo escolar, há uma formação específica chamada “Licenciatura” exigida aos professores da educação básica. Esse também é caso dos cursos de formação de professores em Computação. Contudo, diversos desafios afetam esses cursos. Neste artigo, apresentamos uma posição com base em dados provenientes da comunidade de Licenciatura em Computação, destacando cinco destes desafios, que consideramos iminentes. Esperamos, com isso, contribuir para a proposição de ações que possam fortalecer estes cursos; a formação de professores de Computação, e, de um modo geral, o ensino de Computação na educação básica brasileira.

Palavras-chave: licenciatura em computação, ensino de computação, desafios

Referências

Brackmann, C. P., Román-González, M., Robles, G., Moreno-León, J., Casali, A., & Barone, D. (2017). Development of computational thinking skills through unplugged activities in primary school. In Proceedings of the 12th Workshop on Primary and Secondary Computing Education (pp. 65-72).

Hartwig, A. K., Silveira, M., Fronza, L., Mattos, M., & de Araújo Kohler, L. P. (2019). Metodologias ativas para o ensino da computação: uma revisão sistemática e um estudo prático. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 25, No. 1, p. 1139).

Machado, G., Wives, L., & Grandi, R. (2019). As comunidades de prática como ferramenta para formação continuada de professores: percepções docentes sobre o uso da tecnologia para compartilhamento e aprimoramento das práticas pedagógicas. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 30, No. 1, p. 1995).

MEC (2016) Acesso em, 30 de março de 2020.

Melo, E., Xavier, C., Nunes, C., Carvalho, R., Viana, F., & Maia, D. L. (2019). A Tecnologia Digital e o Ciclo Investigativo na Formação Docente sobre Conceitos Estatísticos. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 25, No. 1, p. 1414).

Melo, I., Rocha, N., & Scaico, P. (2019). Eles não querem ser professores. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 51).

Nunes, D. J. (2011). Ciência da Computação na Educação Básica, Disponível em: . Acesso em 20 de maio de 2017.

Nunes, D. J. (2015). Educação Superior em Computação, Estatísticas 2015. Sociedade Brasileira de Computação-SBC. Disponível em:. Acesso em, 06 de maio de 2017.

Oliveira, A. C., Moro, M. M., & Prates, R. O. (2014). Perfil feminino em computação: Análise inicial. In XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (No. 1, pp. 1465-1474).

Santos, W. O. (2017). Mulheres na Computação: Uma análise da participação feminina nos cursos de Licenciatura em Computação. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 6, No. 1, p. 814).

Santos, W. O., Hinterholz, L., & Silva, C. (2017a). Licenciatura em computação: Desafios e oportunidades na perspectiva do professor. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 23, No. 1, p. 705).

Santos, W. O., Silva, C., & Hinterholz, L. (2017b). Licenciatura em computação: Desafios e oportunidades na perspectiva do estudante. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 23, No. 1, p. 885).

Swanson, H., Anton, G., Bain, C., Horn, M., & Wilensky, U. (2019). Introducing and assessing computational thinking in the secondary science classroom. In Computational Thinking Education (pp. 99-117). Springer, Singapore.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33-35.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Wilk; FRANÇA, Rozelma; LEMOS, André ; DA CRUZ, Marcia Kniphoff; SCAICO, Pasqueline; AMARAL, Haroldo; TEIXEIRA, Lilian Pereira. Os Desafios Enfrentados pela Licenciatura em Computação que a Comunidade de Educação em Computação Precisa Conhecer. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 191-195. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11156.