Relato de Experiência da Monitoria da Disciplina Primeira Linguagem de Programação do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília

  • Maristela Holanda UnB
  • Carla D. Castanho UnB
  • Ian Nery Bandeira UnB
  • Dilma Da Silva Texas A&M University

Resumo


A primeira linguagem de programação é apresentada como um desafio na computação e em outras áreas do conhecimento. Especificamente para os alunos da computação, de acordo com o relatório da ACM intitulado "Retention in computer science undergraduate programs in the US: Data challenges and promising interventions", sobre retenção em cursos de ciência da computação, a primeira disciplina de programação, chamada de CS1 (Computer Science 1) no relatório, pode influenciar a permanência do aluno em um curso de computação. Neste contexto, a Universidade de Brasília criou um novo Programa de Monitoria para APC (Algoritmos e Programação de Computadores), a primeira disciplina de programação dos cursos de computação. Este novo programa é composto por atendimentos aos sábados, atendimento individual via agendamento, busca ativa pelos alunos com baixo rendimento, e aulões de revisão aos sábados. Neste artigo é apresentado o relato de experiência da primeira edição deste programa que ocorreu no segundo semestre de 2020, onde é descrita a metodologia do programa, análise dos resultados da primeira edição e as lições aprendidas.
Palavras-chave: monitoria, programação, computação

Referências

Becker, B. A. and Quille, K. (2019). 50 years of cs1 at sigcse: A review of the evolution of introductory programming education research. In Proceedings of the 50th acm technical symposium on computer science education, pages 338–344.

Han, J. and Beheshti, M. (2010). Enhancement of computer science introductory courses with mentored pair programming. Journal of Computing Sciences in Colleges, 25(4):149–155.

Holanda, M., Mandelli, M., Ishikawa, E., and Silva, D. (2021a). Um relato de experiência do acolhimento d@s calour@s do departamento de ciência da computação da universidade de brasília. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 151–160, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Holanda, M., Ortiz-Lopez, K. D., Silva, D. D., and Furuta, R. (2021b). Educational initiatives to increase diversity in cs1 courses: A literature mapping of u.s. efforts. In 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8.

Luxton-Reilly, A., Albluwi, I., Becker, B. A., Giannakos, M., Kumar, A. N., Ott, L., Paterson, J., Scott, M. J., Sheard, J., and Szabo, C. (2018). Introductory programming: a systematic literature review. In Proceedings Companion of the 23rd Annual ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, pages 55–106.

Medeiros, R. P., Ramalho, G. L., and Falcão, T. P. (2018). A systematic literature review on teaching and learning introductory programming in higher education. IEEE Transactions on Education, 62(2):77–90.

Pon-Barry, H., Packard, B. W.-L., and St. John, A. (2017). Expanding capacity and promoting inclusion in introductory computer science: a focus on near-peer mentor preparation and code review. Computer Science Education, 27(1):54–77.

Robins, A. V. (2019). 12 novice programmers and introductory programming. The Cambridge handbook of computing education research, page 327.

Stephenson, C., Miller, A. D., Alvarado, C., Barker, L., Barr, V., Camp, T., Frieze, C., Lewis, C., Mindell, E. C., Limbird, L., et al. (2018). Retention in computer science undergraduate programs in the us: Data challenges and promising interventions. ACM.

Watson, C. and Li, F. W. (2014). Failure rates in introductory programming revisited. In Proceedings of the 2014 conference on Innovation & technology in computer science education, pages 39–44.
Publicado
31/07/2022
HOLANDA, Maristela; CASTANHO, Carla D.; BANDEIRA, Ian Nery; SILVA, Dilma Da. Relato de Experiência da Monitoria da Disciplina Primeira Linguagem de Programação do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 13-25. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223072.