Relato de Uma Iniciativa para Fortalecer a Identidade Acadêmica Através das Redes Virtuais

  • Laura Quevedo Jurginal UFPel
  • Dauan Ghisleni Zolinger UFPel
  • Marilton Sanchotene de Aguiar UFPel
  • Leomar Soares da Rosa Júnior UFPel

Resumo


A rotina diária foi afetada durante o período de pandemia e o distanciamento social virou realidade. As universidades precisaram adaptar sua forma de comunicação entre alunos e professores. Motivados pela importância que as redes sociais adquiriram na atualidade, propomos uma iniciativa com o objetivo de incentivar a identidade dos alunos com a universidade. Utilizamos as redes sociais para alcançá-los por meio de entrevistas com professores, onde são compartilhadas experiências pessoais e profissionais. Com transmissão semanal, a iniciativa Café Binário foi aprovada. A análise dos resultados aponta para o fortalecimento entre a comunidade e o impacto positivo da iniciativa.

Palavras-chave: Identidade Acadêmica, Relações, Redes Virtuais, Café Binário

Referências

Brasil(a), S. A. (2020). Oms prevê que pandemia durará muito tempo. In Brasil, A., editor, [link].

Brasil(b), S. A. (2020). Home office foi adotado por 46% das empresas durante a pandemia. In Brasil, A., editor, [link].

Bredow, V. H. and Zamperetti, M. P. (2018). Facebook e escola: novas interações entre professores e alunos. Momento-Diálogos em Educação, 27(1):245–265.

CrossHost, S. (2021). Streamyard: o que é e como produzir lives nessa ferramenta. In Host, C., editor, [link].

da Educação, M. (2020). Portaria nº 343. In MEC, editor, [link].

Digitais, R. (2020). Redes sociais. In Digitais, R., editor, https://resultadosdigitais.com.br/especiais/tudo-sobre-redes-sociais/.

Facebook, S. (2020). Facebook reports second quarter 2020 results. In Facebook, editor, [link].

Faria, E. d. and Souza, V. L. T. d. (2011). The identity concept and its appropriation in teachers education studies. Psicologia Escolar e Educacional, 15(1):35–42.

FioCruz (2020). O papel das redes sociais durante a pandemia. In Cruz, F. O., editor, http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/675-papel-redes-sociais.

Freire, P. (2009). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. Paz e Terra.

GADOTTI, M. (2001). Convite à leitura de paulo freire. ed. Scipione. 2º ed. São Paulo, SP.

Google (2020). Google trends. In Google, editor, https://trends.google.com.br/trends/explore?geo=BRq=Live.

Maia, M. C. O., Araújo, E. C., Figueiredo, J., and Serey, D. (2020). Student engagement through creation of new activities: An empirical study on contributing student pedagogy. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1693–1702. SBC.

Miranda, T. G. (2016). Práticas de inclusão escolar: um diálogo multidisciplinar.

OMS (2020). Considerations in adjusting public health and social measures in the context of covid-19. In health Organization, W., editor, [link].

Paschoal, L. N., Valle, P. H. D., Melo, S. M., and de Carvalho Santos, V. (2020). Inform ática na educação em computação: uma visão geral sobre as contribuições de pesquisadores brasileiros. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1623–1632. SBC.

Pimenta, S. G. and Anastasiou, L. d. G. C. (2002). Docência no ensino superior, volume 1. Cortez São Paulo.

Rogers, C. (1973). Liberdade para aprender (2ª. edição ed.). Belo Horizonte: Inter Livros de Minas Gerais.

Silva Filho, R. L. L., Motejunas, P. R., Hipólito, O., and Lobo, M. B. d. C. M. (2007). A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, 37:641–659.

Silva Jr, R. S. (2014). Um olhar direcionado para a aprendizagem significativa do aluno. Caderno de Física da UEFS, 12(02):07–10.

Teixeira, M. A. P., Castro, G. D., and da Rosa Piccolo, L. (2007). Adaptação à universidade em estudantes universitários: um estudo correlacional. Interação em psicologia, 11(2).

Vygotsky, L. S. et al. (2008). Pensamento e linguagem, volume 4. Martins fontes São Paulo.
Publicado
31/07/2022
JURGINAL, Laura Quevedo; ZOLINGER, Dauan Ghisleni; AGUIAR, Marilton Sanchotene de; ROSA JÚNIOR, Leomar Soares da. Relato de Uma Iniciativa para Fortalecer a Identidade Acadêmica Através das Redes Virtuais. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 26-36. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.222909.