Aplicação de um Método para Ensino de Programação Orientada a Objetos por meio de Aprendizagem Significativa e Computação Física

  • Humberto A. P. Zanetti UNICAMP
  • Marcos A. F. Borges UNICAMP
  • Ivan L. M. Ricarte UNICAMP

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência e seus resultados sobre uma oficina de ensino de Programação Orientado a Objetos por meio de um método que utiliza premissas da Aprendizagem Significativa e Computação Física, ComFAPOO (Computação Física para Aprendizagem de Programação Orientada a Objetos). Este método propõe uma estratégia de ensino que busca amenizar as principais dificuldades de alunos iniciantes no ensino paradigma orientado a objetos. Os resultados de sua aplicação mostram que o método auxiliou os alunos participantes na compreensão de conceitos fundamentais da Programação Orientado a Objetos.
Palavras-chave: aprendizagem significativa, computação física, ensino de programação

Referências

Abbasi, S., Tabbassum, K., Kazi, H., Tunio, S., & Qureshi, S. (2021). Investigating Student’s Obstacles While Learning Object Orientation. International Journal of Scientific & Technology Research, 6, 7-11.

Armstrong, D. J. (2006). The quarks of object-oriented development. Communications of the ACM, 49(2), 123-128.

Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 1.

Beck, K., & Cunningham, W. (1989). A laboratory for teaching object oriented thinking. ACM Sigplan Notices, 24(10), 1-6.

Bennedsen, J., & Caspersen, M. E. (2006). Abstraction ability as an indicator of success for learning object-oriented programming?. ACM Sigcse Bulletin, 38(2), 39-43.

Bennedsen, J., & Schulte, C. (2007). What does “objects-first” mean? An international study of teachers’ perceptions of objects-first. In Proceedings of the Seventh Baltic Sea Conference on Computing Education Research-Volume 88 (pp. 21-29).

Bradley, M. M., & Lang, P. J. (1994). Measuring emotion: the self-assessment manikin and the semantic differential. Journal of behavior therapy and experimental psychiatry, 25(1), 49-59.

Bruner, J. S. (1966). Toward a theory of instruction (Vol. 59). Harvard University Press.

Desportes, K. S. (2018). Physical computing education: Designing for student authorship of values-based learning experiences (Doctoral dissertation, Georgia Institute of Technology).

Gutiérrez, L. E., Guerrero, C. A., & López-Ospina, H. A. (2022). Ranking of problems and solutions in the teaching and learning of object-oriented programming. Education and Information Technologies, 1-35.

Henderson-Sellers, B., & Edwards, J. (1994). BOOKTWO of object-oriented knowledge: The working object: Object-Oriented Software Engineering: Methods and Management. Prentice-Hall, Inc..

Knudsen, J. L., & Madsen, O. L. (1988). Teaching object-oriented programming is more than teaching object-oriented programming languages. In European Conference on Object-Oriented Programming (pp. 21-40). Springer, Berlin, Heidelberg.

Liberman, N., Beeri, C., & Ben-David Kolikant, Y. (2011). Difficulties in learning inheritance and polymorphism. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 11(1), 1-23.

Lian, V., Varoy, E., & Giacaman, N. (2022). Learning Object-Oriented Programming Concepts through Visual Analogies. IEEE Transactions on Learning Technologies.

McRoberts, M. (2018). Arduino básico. Novatec Editora.

Moreira, M. A. (2006). Aprendizagem Significativa: da visão clássica à visão crítica (Meaningful learning: from the classical to the critical view). In Conferência de encerramento do V Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, Madrid, Espanha, setembro de. sn.

Moström, J. E., Boustedt, J., Eckerdal, A., McCartney, R., Sanders, K., Thomas, L., & Zander, C. (2008, September). Concrete examples of abstraction as manifested in students’ transformative experiences. In Proceedings of the Fourth international Workshop on Computing Education Research (pp. 125-136).

Pugh, J. R., LaLonde, W. R., & Thomas, D. A. (1987). Introducing object-oriented programming into the computer science curriculum. In Proceedings of the eighteenth SIGCSE technical symposium on Computer science education (pp. 98-102).

Rosson, M. B., & Alpert, S. R. (1990). The cognitive consequences of object-oriented design. Human-Computer Interaction, 5(4), 345-379.

Severino Júnior. D. D. S., & Costa, F. J. (2014). Mensuração e escalas de verificação: uma análise comparativa das escalas de Likert e Phrase Completion. PMKT–Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, 15(1-16), 61.

Soares, A. P., Pinheiro, A. P., Costa, A., Frade, C. S., Comesaña, M., & Pureza, R. (2013). Affective auditory stimuli: Adaptation of the international affective digitized sounds (IADS-2) for European Portuguese. Behavior research methods, 45(4), 11681181.

Trory, A., Howland, K., & Good, J. (2018). Designing for concreteness fading in primary computing. In Proceedings of the 17th ACM Conference on Interaction Design and Children (pp. 278-288).

Xinogalos, S. (2015). Object-oriented design and programming: an investigation of novices’ conceptions on objects and classes. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 15(3), 1-21.

Zanetti, H. A., & Borges, M. A. (2021). Por que estimular a Aprendizagem Significativa no ensino de Programação Orientada a Objetos?. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (pp. 290-295). SBC.

Zanetti, H. A. P, Borges, M. A. F & Ricarte, I. L. M. (2021). Método de ensino de programação Orientada a Objetos baseado em Computação Física, Aprendizagem Significativa e Concreteness Fading. In A. J. Osório, M. J. Gomes, A. Ramos, & A. L. Valente (Eds.), Challenges 2021, desafios do digital: Livro de atas (pp. 23-32). Universidade do Minho. Centro de Competência.
Publicado
31/07/2022
Como Citar

Selecione um Formato
ZANETTI, Humberto A. P.; BORGES, Marcos A. F.; RICARTE, Ivan L. M.. Aplicação de um Método para Ensino de Programação Orientada a Objetos por meio de Aprendizagem Significativa e Computação Física. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 37-48. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.222953.