Robótica e Aprendizagem Cooperativa como ferramenta de Aprendizado: Um Relato de Experiência do PACCE

  • Marcelo M. Silva UFC
  • Camila D. Guerra UFC
  • Marianna Severo UFC
  • Jonas B. C. Máximo UFC
  • Antonio J. R. Castro UFC
  • Valdemir de Queiroz Neto UFC
  • Paulo A. C. Aguilar UFC
  • Maria Simone Nunes UFC

Resumo


A robótica tem sido usada de várias maneiras nas salas de aula ao longo dos anos para desenvolver habilidades e permitir que os alunos vejam, de forma lúdica, os conceitos vistos. Neste trabalho, identificou-se que a metodologia de Aprendizagem Cooperativa, quando trabalhada em conjunto com a robótica, permitiu aos participantes uma boa experiência para trabalhar desde conceitos básicos de eletrônica a fundamentos de robótica. Durante 4 meses, um grupo de trabalho focado no ensino de Robótica Educacional com a metodologia de Aprendizagem Cooperativa buscou desenvolver atividades explorando os conceitos de Robótica Educacional com alunos no início da graduação.
Palavras-chave: Robótica Educacional, Aprendizagem Cooperativa, Tecnologia

Referências

Costa et al, S. (2002). Mineração de dados-funcionalidades, técnicas e abordagens. PUC.

da Silveira Junior, C. R., Fleury, C. A., and da Costa, G. F. (2021). Ação conjunta para o ensino de robótica educacional em escolas públicas da rede municipal de goiânia. Experiências em Ensino de Ciências, 16(1):439–456.

Damasceno, M. (2015). Introdução a mineração de dados utilizando o weka. Disponivel em: https://bit.ly/3hA3u8Eo.

Johnson, Roger T e Johnson, D. W. (2008). Active learning: Cooperation in the classroom. The annual report of educational psychology in Japan, 47:29–30.

Larson et al, R. (2009). Elementary statistics: Picturing the world. Pearson Prentice Hall.

Martins, A. (2006). O que e Robotica. Editora Brasiliense.

Mataríc, M. J. (2014). Introdução à robótica. Editora Blucher.

Pio et al., J. L. (2006). A robótica móvel como instrumento de apoio à aprendizagem de computação. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, volume 1, pages 497–506.

Santoro et al, F. (1999). Um framework para estudo de ambientes de suporte à aprendizagem cooperativa. Revista Brasileira de Informática na Educação, 4(1):51–68.

Santos, C. F. e Menezes, C. S. (2005). A aprendizagem da física no ensino fundamental em um ambiente de robótica educacional. In: Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 1.

SBC (2018). ”diretrizes para ensino de computação na educação básica”, sociedade brasileira de computação.

Silva, E. and Javaroni, S. L. (2018). Pensamento computacional e atividades com robótica para a promoção da aprendizagem sobre o significado do resto da divisão euclidiana. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, volume 29, page 815.

Smyser, B. (1993). Active and cooperative learning.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.

Zanetti, H. and Oliveira, C. (2015). Práticas de ensino de programação de computadores com robótica pedagógica e aplicação de pensamento computacional. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 4, page 1236.

Zanetti et al, H. (2016). Pensamento computacional no ensino de programação: uma revisão sistemática da literatura brasileira. In:Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE, volume 27, page 21.
Publicado
31/07/2022
SILVA, Marcelo M.; GUERRA, Camila D.; SEVERO, Marianna; MÁXIMO, Jonas B. C.; CASTRO, Antonio J. R.; QUEIROZ NETO, Valdemir de; AGUILAR, Paulo A. C.; NUNES, Maria Simone. Robótica e Aprendizagem Cooperativa como ferramenta de Aprendizado: Um Relato de Experiência do PACCE. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 73-84. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223294.