Currículo Base para o Ensino de Pensamento Computacional para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla: um relato de experiência com usuários da APAE de Serra Talhada-PE

  • Romário Elias da Silva Santos UFRPE
  • Júlio César da Costa Lopes UFRPE
  • Rildo de Cássio Estácio da Silva UFRPE
  • Ellen Polliana Ramos Souza UFRPE
  • Paulo Mello da Silva UFRPE
  • Zildomar Carlos Felix UFRPE

Resumo


Este artigo traz um relato de experiência do ensino de informática básica e robótica para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do município de Serra Talhada-PE. O objetivo deste trabalho é apresentar um currículo base de informática e robótica, assim como sua aplicação nas oficinas que são realizadas semanalmente no laboratório de informática da associação. O currículo se mostrou adequado para PcD, aprimorando suas habilidades e promovendo a inclusão sociodigital.

Palavras-chave: inclusão digital, currículo base para PcD, oficina de informática, oficina de pensamento computacional, robótica educativa

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Publicado
31/07/2022
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SANTOS, Romário Elias da Silva; LOPES, Júlio César da Costa; SILVA, Rildo de Cássio Estácio da; SOUZA, Ellen Polliana Ramos; SILVA, Paulo Mello da; FELIX, Zildomar Carlos. Currículo Base para o Ensino de Pensamento Computacional para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla: um relato de experiência com usuários da APAE de Serra Talhada-PE. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 97-108. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223356.