Currículo Base para o Ensino de Pensamento Computacional para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla: um relato de experiência com usuários da APAE de Serra Talhada-PE
Resumo
Este artigo traz um relato de experiência do ensino de informática básica e robótica para Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla atendidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do município de Serra Talhada-PE. O objetivo deste trabalho é apresentar um currículo base de informática e robótica, assim como sua aplicação nas oficinas que são realizadas semanalmente no laboratório de informática da associação. O currículo se mostrou adequado para PcD, aprimorando suas habilidades e promovendo a inclusão sociodigital.
Referências
TORCATO, Paulo – O robô ajuda? Estudo de impacto do uso de robótica educativa como estratégia de aprendizagem na disciplina de aplicações informáticas B. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. II Cogresso Internacional TIC e Educação. 2012.
SILVA, A. F. – RoboEduc: Uma metodologia de aprendizado com robótica educacional. Tese (Doutorado) - Unversidade Federal do Rio Grande do Norte. 2009.
LOPES, Júlio César da C.; QUEIRÓS, Dilva da S.; SANTOS, Hakkinen D.; SOUZA, Ellen; ALBUQUERQUE, Hidelberg O.; ALBUQUERQUE, Héldon José O.. Ensino de Robótica para a Promoção da Inclusão Sociodigital de Pessoas com Deficiência: um Relato de Experiência. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4., 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. p. 98-107.
FORNACIOLI, Michel Silva, ALMEIDA, Lucimara de, ALMEIDA, Luis Rogério Gomes de. A infoinclusão da pessoa com deficiência proporcionando acesso igualitário ao mercado de trabalho em Tecnologia da Informação e Comunicação. Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento vol. 2, n. 1, novembro/2014.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1997.
JANNUZZI, G. S. M. (1998) Diversidade Humana: disseminação e apropriação do saber. Anais do III Congresso Ibero-americano de Educação Especial. Foz do Iguaçu, vol. 1, (p. 29-30).
MORAES, Tatiana Bussaglia de. OFICINA DE INCLUSÃO DIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Revista Compartilhar. São Paulo, v. 2, n. 1, 2017.
Sociedade Brasileira De Computação (SBC) (2019). Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Porto Alegre: SBC. Disponível em: [link].
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
WING, J. PENSAMENTO COMPUTACIONAL – Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, 2016. Disponível em:
LIMA, José Vinícius V.; SOUZA, Ellen Polliana R.; MELO, Ana Carolina C. REPAssistive: um Repositório de Recursos Digitais para Educandos com Necessidades Educacionais Específicas. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4., 2019, Recife.