Experiência de microlearning na formação continuada de professores em computação
Resumo
Este artigo apresenta uma experiência de formação de professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental por meio práticas de microlearning e narrativas, cujo objetivo foi trabalhar aspectos do Raciocínio Computacional em um ambiente de e-learning. Alguns resultados iniciais, desafios e avanços são apresentados de modo a potencialmente inspirar outros pesquisadores e extensionistas para a formação docente em Computação em contexto remoto.
Palavras-chave:
formação de professores, ensino fundamental, narrativas, microlearning, pensamento computacional, raciocínio computacional
Referências
Bruner, J. (1991). The narrative construction of reality. Critical inquiry. v. 18, n. 1. p. 1-21.
Campbell, J. (2005). O herói de mil faces. 10. ed. São Paulo: Cultrix/Pensamento.
Castro, B. M. N.; Santos, M. B. B.; Mombach, J. G. (2019). Um Mapeamento de Ferramentas Digitais para Criação de Narrativas Não-Lineares. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019). [s/p].
Friesen, N. (2007). “The microlearning agenda in the age of educational media”. In: Proceedings of the 3rd Microlearning Conference. p. 63-78.
Hug, T. (2005). Micro Learning and Narration: exploring possibilities of utilization of narrations and storytelling for the designing of “micro units” and didactical micro-learning arrangements. In: Proceedings of The Fourth Media in Transition Conference. [s/p].
Mühlbeier, A. R. K.; et al. (2012). Mobile HQ: o uso de softwares educativos na modalidade m-learning. Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2012). [s/p].
Oriá, M. B. M.; Bezerra, E. L. C.; Castro Filho, J. A. (2015). A utilização do laptop educacional na contação de histórias. Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2015). [s/p].
Pulita, E. J.; Santos, G. L. (2016). Narrativas hipertextuais e visuais: ressignificações e novos cenários de formação na educação da era digital. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016). [s/p].
Rocha, S. S. D.; Joye, C. R.; Moreira, M. M. (2020). A educação a distância na era digital: tipologia, variações, uso e possibilidades da educação online. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e10963390.
Santaella, L. (2009). Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual e verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. Iluminuras; Fapesp.
Souza, M. I. F.; Amaral, S. F. (2013). Modelo de produção de microconteúdo para aprendizagem com mobilidade. Inovaeduc, v. 2. p. 1-17.
Viana Junior, O. T.; Castro Júnior, A. N. (2015). Um Esquema para Autoria de Histórias em Mundos Virtuais. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2015). [s/p].
Vogler, C. (2015). A jornada do escritor: estrutura mítica para escritores. Aleph.
Wing, J. M. (2006).Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35.
Campbell, J. (2005). O herói de mil faces. 10. ed. São Paulo: Cultrix/Pensamento.
Castro, B. M. N.; Santos, M. B. B.; Mombach, J. G. (2019). Um Mapeamento de Ferramentas Digitais para Criação de Narrativas Não-Lineares. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019). [s/p].
Friesen, N. (2007). “The microlearning agenda in the age of educational media”. In: Proceedings of the 3rd Microlearning Conference. p. 63-78.
Hug, T. (2005). Micro Learning and Narration: exploring possibilities of utilization of narrations and storytelling for the designing of “micro units” and didactical micro-learning arrangements. In: Proceedings of The Fourth Media in Transition Conference. [s/p].
Mühlbeier, A. R. K.; et al. (2012). Mobile HQ: o uso de softwares educativos na modalidade m-learning. Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2012). [s/p].
Oriá, M. B. M.; Bezerra, E. L. C.; Castro Filho, J. A. (2015). A utilização do laptop educacional na contação de histórias. Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2015). [s/p].
Pulita, E. J.; Santos, G. L. (2016). Narrativas hipertextuais e visuais: ressignificações e novos cenários de formação na educação da era digital. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE 2016). [s/p].
Rocha, S. S. D.; Joye, C. R.; Moreira, M. M. (2020). A educação a distância na era digital: tipologia, variações, uso e possibilidades da educação online. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. e10963390.
Santaella, L. (2009). Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual e verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. Iluminuras; Fapesp.
Souza, M. I. F.; Amaral, S. F. (2013). Modelo de produção de microconteúdo para aprendizagem com mobilidade. Inovaeduc, v. 2. p. 1-17.
Viana Junior, O. T.; Castro Júnior, A. N. (2015). Um Esquema para Autoria de Histórias em Mundos Virtuais. Anais do XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2015). [s/p].
Vogler, C. (2015). A jornada do escritor: estrutura mítica para escritores. Aleph.
Wing, J. M. (2006).Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35.
Publicado
31/07/2022
Como Citar
MATOS, Ecivaldo de Souza; COUTINHO, Claudia Borges; ZABOT, Diego; TAVARES, Gracielle Oliveira; SANTOS, Juliana Maria Oliveira dos; AZEVEDO, Leonardo; SERRA, Carlos Sérgio Coelho.
Experiência de microlearning na formação continuada de professores em computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 109-120.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223320.