Experiência de microlearning na formação continuada de professores em computação

  • Ecivaldo de Souza Matos UFBA
  • Claudia Borges Coutinho UFBA
  • Diego Zabot UFBA
  • Gracielle Oliveira Tavares UFBA
  • Juliana Maria Oliveira dos Santos UFBA
  • Leonardo Azevedo UFBA
  • Carlos Sérgio Coelho Serra UFBA

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência de formação de professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental por meio práticas de microlearning e narrativas, cujo objetivo foi trabalhar aspectos do Raciocínio Computacional em um ambiente de e-learning. Alguns resultados iniciais, desafios e avanços são apresentados de modo a potencialmente inspirar outros pesquisadores e extensionistas para a formação docente em Computação em contexto remoto.
Palavras-chave: formação de professores, ensino fundamental, narrativas, microlearning, pensamento computacional, raciocínio computacional

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Publicado
31/07/2022
MATOS, Ecivaldo de Souza; COUTINHO, Claudia Borges; ZABOT, Diego; TAVARES, Gracielle Oliveira; SANTOS, Juliana Maria Oliveira dos; AZEVEDO, Leonardo; SERRA, Carlos Sérgio Coelho. Experiência de microlearning na formação continuada de professores em computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 109-120. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223320.