De "Vale nota?" a "Jogo é prova!": raciocínio computacional e protagonismo docente como estímulo ao protagonismo discente no ensino de língua portuguesa
Resumo
Este artigo apresenta uma experiência de como práticas didáticas minuciosamente construídas com suporte das habilidades do Raciocínio Computacional (RC), e a construção de um jogo de tabuleiro utilizado para o ensino da Língua Portuguesa no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, podem contribuir para a ampliação do repertório metodológico docente, bem como os efeitos da intencionalidade pedagógica quanto ao uso do RC no protagonismo discente. Nos resultados iniciais observados dessa experiência, encontramos evidências de que a proposta didática possibilitou, na perspectiva docente, desenvolvimento e uso de habilidades diretas e transversais do RC, e de habilidades da BNCC.
Palavras-chave:
raciocínio computacional, pensamento computacional, protagonismo docente, protagonismo discente, lingua portuguesa, jogos na educação, bncc, design de jogos
Referências
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Publicado
31/07/2022
Como Citar
SILVA, Carla Adriana Ferreira da; MATOS, Ecivaldo de Souza; ZABOT, Diego; TAVARES, Gracielle Oliveira; SANTOS, Juliana Maria Oliveira dos.
De "Vale nota?" a "Jogo é prova!": raciocínio computacional e protagonismo docente como estímulo ao protagonismo discente no ensino de língua portuguesa. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 133-144.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223287.