De "Vale nota?" a "Jogo é prova!": raciocínio computacional e protagonismo docente como estímulo ao protagonismo discente no ensino de língua portuguesa

  • Carla Adriana Ferreira da Silva CEPP
  • Ecivaldo de Souza Matos UFBA
  • Diego Zabot UFBA
  • Gracielle Oliveira Tavares UFBA
  • Juliana Maria Oliveira dos Santos UFBA

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência de como práticas didáticas minuciosamente construídas com suporte das habilidades do Raciocínio Computacional (RC), e a construção de um jogo de tabuleiro utilizado para o ensino da Língua Portuguesa no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, podem contribuir para a ampliação do repertório metodológico docente, bem como os efeitos da intencionalidade pedagógica quanto ao uso do RC no protagonismo discente. Nos resultados iniciais observados dessa experiência, encontramos evidências de que a proposta didática possibilitou, na perspectiva docente, desenvolvimento e uso de habilidades diretas e transversais do RC, e de habilidades da BNCC.
Palavras-chave: raciocínio computacional, pensamento computacional, protagonismo docente, protagonismo discente, lingua portuguesa, jogos na educação, bncc, design de jogos

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Publicado
31/07/2022
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SILVA, Carla Adriana Ferreira da; MATOS, Ecivaldo de Souza; ZABOT, Diego; TAVARES, Gracielle Oliveira; SANTOS, Juliana Maria Oliveira dos. De "Vale nota?" a "Jogo é prova!": raciocínio computacional e protagonismo docente como estímulo ao protagonismo discente no ensino de língua portuguesa. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 133-144. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223287.