Curricularização da Extensão no Ensino de Empreendedorismo em Computação: Interdisciplinaridade e Vivência Estudantil
Resumo
O Empreendedorismo, obrigatório nas grades curriculares dos cursos de Computação no Brasil, envolve o desenvolvimento de habilidades interdisciplinares para a resolução de problemas e para o desenvolvimento de novos negócios. Tendo em vista a necessidade de adequação dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de graduação para abrigar a curricularização da extensão sem, com isso, aumentar a carga horária total dos cursos, temos buscado formas de integrar as ações extensionistas nas disciplinas existentes. Este artigo apresenta um relato de experiência de duas edições da disciplina "Formação de Empreendedores" enquanto atividade integrada de ensino e extensão no Bacharelado em Ciência da Computação da Unioeste, campus de Cascavel, discutindo os resultados dessa experiência.
Palavras-chave:
Formação de empreendedores, Maratona Empreendedora, Startup Garage, SEBRAE
Referências
Aleisa, E. (2011). Unctad annaul report 2011. Technical report, UNCTAD. https://unctad.org/system/files/official-document/dom2012d1_en.pdf.
Andrade, M., Silva, G. e Lico, F. (2021). Uso de fábricas de software como componente curricular integrador em um curso tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas. In: Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pp. 191–197, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Araújo, R., Faria, E., Martinez, A. e Souza, J. (2021). Curricularização da extensão nos cursos de sistemas de informação na universidade federal de uberlândia: Um relato de experiência. In: Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pp. 205–208, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Brasil (2018). Conselho Nacional de Educação. Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. [link].
Calsavara, A., Serra, A. P. G., de Assis Zampirolli, F., de Carvalho, L. S. G., Jonathan, M. e Correia, R. C. M. (2017). Bacharelado em ciência da computaçãoIn: Zorzo, A. F., Nunes, D., Matos, E. S., Steinmacher, I., Leite, J. C., Araujo, R., Correia, R. C. M. e Martins, S., editores, Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação 2017, pp. 9–38. SBC.
Cantino, V., Devalle, A., Cortese, D., Ricciardi, F. e Longo, M. (2017). Place-based network organizations and embedded entrepreneurial learning. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 23(3):504–523.
CEPE (2021). Resolução Nº85/2021-CEPE. Aprova o regulamento das atividades acadêmicas de extensão na forma de componentes curriculares para os cursos de graduação, na modalidade presencial e a distância, da Unioeste. [link].
CES/PR (2021). Deliberação CEE/CP Nº 08/2021. Dispõe sobre normas complementares à inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância, ofertados por Instituições de Educação Superior – IES pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino, com fundamento na Resolução CNE/CES n.º 07/18. [link].
Dada, O. L. e Fogg, H. (2014). Organizational learning, entrepreneurial orientation, and the role of university engagement in SMEs. International Small Business Journal: Researching Entrepreneurship, 34(1):86–104.
dos Santos, J. M., Souza, C., Santos, T., Alves, P. M. e Santos, D. (2017). Contribuições da extensão universitária na formação social, acadêmica e profissional dos estudantes de computação. In: Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Eriksson, M., Börstler, J. e Borg, K. (2009). Managing requirements specifications for product lines – an approach and industry case study. Journal of Systems and Software, 82(3):435–447.
Hägg, G. e Kurczewska, A. (2016). Connecting the dots – a discussion on key concepts in contemporary entrepreneurship education. Education + Training, 58(7/8).
Kucel, A., Róbert, P., Buil, M. e Masferrer, N. (2016). Entrepreneurial skills and education-job matching of higher education graduates. European Journal of Education, 51(1):73–89.
O'Neil, I. e Ucbasaran, D. (2016). Balancing “what matters to me” with “what matters to them”: Exploring the legitimation process of environmental entrepreneurs. Journal of Business Venturing, 31(2):133–152.
Rae, D. (2017). Entrepreneurial learning: peripherality and connectedness. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 23(3):486–503.
Sebrae (2019). Startup Garage: procedimentos para implantação e gestão do programa de pré-aceleração para o ensino superior. Sebrae.
SEBRAE/PR (2022). O que é o startup pr. https://startup.sebraepr.com.br.
Souza-Júnior, M. e Cunha, M. (2021). Um sobrevoo panorâmico sobre as estratégias de curricularização da extensão adotadas atualmente em cursos de sistemas de informação no brasil. In: Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pp. 201–204, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Voget, S. e Becker, M. (2002). Establishing a software product line in an immature domain. In: Chastek, G. J., editor, Software Product Lines, pp. 60–67, Berlin, Heidelberg. Springer Berlin Heidelberg.
Wang, X., Khanna, D. e Mondini, M. (2020). Teaching “Through” Entrepreneurship: An Experience Report, pp. 235–250. Springer International Publishing, Cham.
Zorzo, A. F., Nunes, D., Matos, E., Steinmacher, I., Leite, J., Araujo, R. M., Correia, R. e Martins, S. (2017). Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Andrade, M., Silva, G. e Lico, F. (2021). Uso de fábricas de software como componente curricular integrador em um curso tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas. In: Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pp. 191–197, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Araújo, R., Faria, E., Martinez, A. e Souza, J. (2021). Curricularização da extensão nos cursos de sistemas de informação na universidade federal de uberlândia: Um relato de experiência. In: Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pp. 205–208, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Brasil (2018). Conselho Nacional de Educação. Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. [link].
Calsavara, A., Serra, A. P. G., de Assis Zampirolli, F., de Carvalho, L. S. G., Jonathan, M. e Correia, R. C. M. (2017). Bacharelado em ciência da computaçãoIn: Zorzo, A. F., Nunes, D., Matos, E. S., Steinmacher, I., Leite, J. C., Araujo, R., Correia, R. C. M. e Martins, S., editores, Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação 2017, pp. 9–38. SBC.
Cantino, V., Devalle, A., Cortese, D., Ricciardi, F. e Longo, M. (2017). Place-based network organizations and embedded entrepreneurial learning. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 23(3):504–523.
CEPE (2021). Resolução Nº85/2021-CEPE. Aprova o regulamento das atividades acadêmicas de extensão na forma de componentes curriculares para os cursos de graduação, na modalidade presencial e a distância, da Unioeste. [link].
CES/PR (2021). Deliberação CEE/CP Nº 08/2021. Dispõe sobre normas complementares à inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância, ofertados por Instituições de Educação Superior – IES pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino, com fundamento na Resolução CNE/CES n.º 07/18. [link].
Dada, O. L. e Fogg, H. (2014). Organizational learning, entrepreneurial orientation, and the role of university engagement in SMEs. International Small Business Journal: Researching Entrepreneurship, 34(1):86–104.
dos Santos, J. M., Souza, C., Santos, T., Alves, P. M. e Santos, D. (2017). Contribuições da extensão universitária na formação social, acadêmica e profissional dos estudantes de computação. In: Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Eriksson, M., Börstler, J. e Borg, K. (2009). Managing requirements specifications for product lines – an approach and industry case study. Journal of Systems and Software, 82(3):435–447.
Hägg, G. e Kurczewska, A. (2016). Connecting the dots – a discussion on key concepts in contemporary entrepreneurship education. Education + Training, 58(7/8).
Kucel, A., Róbert, P., Buil, M. e Masferrer, N. (2016). Entrepreneurial skills and education-job matching of higher education graduates. European Journal of Education, 51(1):73–89.
O'Neil, I. e Ucbasaran, D. (2016). Balancing “what matters to me” with “what matters to them”: Exploring the legitimation process of environmental entrepreneurs. Journal of Business Venturing, 31(2):133–152.
Rae, D. (2017). Entrepreneurial learning: peripherality and connectedness. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 23(3):486–503.
Sebrae (2019). Startup Garage: procedimentos para implantação e gestão do programa de pré-aceleração para o ensino superior. Sebrae.
SEBRAE/PR (2022). O que é o startup pr. https://startup.sebraepr.com.br.
Souza-Júnior, M. e Cunha, M. (2021). Um sobrevoo panorâmico sobre as estratégias de curricularização da extensão adotadas atualmente em cursos de sistemas de informação no brasil. In: Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pp. 201–204, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Voget, S. e Becker, M. (2002). Establishing a software product line in an immature domain. In: Chastek, G. J., editor, Software Product Lines, pp. 60–67, Berlin, Heidelberg. Springer Berlin Heidelberg.
Wang, X., Khanna, D. e Mondini, M. (2020). Teaching “Through” Entrepreneurship: An Experience Report, pp. 235–250. Springer International Publishing, Cham.
Zorzo, A. F., Nunes, D., Matos, E., Steinmacher, I., Leite, J., Araujo, R. M., Correia, R. e Martins, S. (2017). Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Publicado
31/07/2022
Como Citar
BOSCARIOLI, Clodis; RODRIGUES, Luiz Antonio; SILVA, Ivonei Freitas da; LAGO, Sandra Mara Stocker; MENEGHATTI, Marcelo Roger; ARAÚJO, Maria da Piedade; CAUS, Gabriel Delallo.
Curricularização da Extensão no Ensino de Empreendedorismo em Computação: Interdisciplinaridade e Vivência Estudantil. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 145-156.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.222826.