Curricularização da Extensão no Ensino de Empreendedorismo em Computação: Interdisciplinaridade e Vivência Estudantil

  • Clodis Boscarioli Unioeste
  • Luiz Antonio Rodrigues Unioeste
  • Ivonei Freitas da Silva Unioeste
  • Sandra Mara Stocker Lago Unioeste
  • Marcelo Roger Meneghatti Unioeste
  • Maria da Piedade Araújo Unioeste
  • Gabriel Delallo Caus PTI

Resumo


O Empreendedorismo, obrigatório nas grades curriculares dos cursos de Computação no Brasil, envolve o desenvolvimento de habilidades interdisciplinares para a resolução de problemas e para o desenvolvimento de novos negócios. Tendo em vista a necessidade de adequação dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de graduação para abrigar a curricularização da extensão sem, com isso, aumentar a carga horária total dos cursos, temos buscado formas de integrar as ações extensionistas nas disciplinas existentes. Este artigo apresenta um relato de experiência de duas edições da disciplina "Formação de Empreendedores" enquanto atividade integrada de ensino e extensão no Bacharelado em Ciência da Computação da Unioeste, campus de Cascavel, discutindo os resultados dessa experiência.
Palavras-chave: Formação de empreendedores, Maratona Empreendedora, Startup Garage, SEBRAE

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Publicado
31/07/2022
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BOSCARIOLI, Clodis; RODRIGUES, Luiz Antonio; SILVA, Ivonei Freitas da; LAGO, Sandra Mara Stocker; MENEGHATTI, Marcelo Roger; ARAÚJO, Maria da Piedade; CAUS, Gabriel Delallo. Curricularização da Extensão no Ensino de Empreendedorismo em Computação: Interdisciplinaridade e Vivência Estudantil. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 145-156. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.222826.