MOOC Internet e Informação: entrelaçando ensino, pesquisa e extensão em prol do combate à desinformação em rede

  • Débora Abdalla Santos UFBA
  • Juliana Maria Oliveira dos Santos UFBA
  • Emilly Tifanny Santos Conceição de Oliveira UFBA

Resumo


O aumento do volume de informações compartilhadas colocou em evidência um problema recorrente no Brasil, as fake news. Nesse cenário, a Universidade Pública deve engendrar esforços para mitigar os efeitos da propagação de notícias falsas de qualquer natureza, informando e formando cidadãos críticos e conscientes. Com esse propósito nasceu o projeto "MOOC Internet e Informação". O objetivo deste artigo é compartilhar a experiência realizada na articulação de atividades de extensão universitária com o ensino na área de computação e pesquisa em ambientes educacionais digitais de aprendizagem como forma de intensificar e apoiar o movimento de combate à desinformação.

Palavras-chave: fake news, notícias falsas, desinformação na rede, BNCC, MOOC, extensão

Referências

Barbosa, B. (2020) “Fake News: como as plataformas enfrentam a desinformação”, Intervozes, https://bit.ly/3jjHL7G, Abril

Barcelos, T. N. et al. (2021) “Análise de fake news veiculadas durante a pandemia de COVID-19 no Brasil”. Rev Panam Salud Publica, n. 45, e. 65. https://iris.paho.org/handle/10665.2/53907, Abril

Bastos, R. C. Biagiotti, B. (2014) MOOCs: uma alternativa para a democratização do ensino. CINTED-UFRGS, V. 12 Nº 1, julho/2014, https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50333/31417, Abril

Baturay, M. H. (2015) “An overview of the world of MOOCs”. Procedia - Social and Behavioral Sciences 174, 427 – 433, https://bit.ly/3umzHcY, Abril

Bradshaw, S. Howard, P. N. (2019) “The Global Disinformation Order - Global Inventory of Organised Social Media Manipulation”. University of Oxford. https://bit.ly/3xc0nPf, Abril

BRASIL, Ministério da Educação (2018). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação (2021). Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC.

Carvalho, G. A. C. L. Kanffer, G. G. B. (2018) “O Tratamento Jurídico das Notícias Falsas (fake news)”, Boletim de Notícias Consultor Jurídico, https://www.conjur.com.br/dl/tratamento-juridico-noticias-falsas.pdf, Abril

Delmazo, C. Valente, J. C. L. (2018) “Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques”. Media & Jornalismo, Universidade de Coimbra,Portugal, v. 18, n. 32, p.155-169, https://doi.org/10.14195/2183-5462_32_11, Abril

Falcão, P. Souza, A. B. (2021) “Pandemia de desinformação: as fake news no contexto da Covid-19 no Brasil”. Revista Eletrônica de Comunicação Informação & Inovação em Saúde, ICICT, Fundação Oswaldo Cruz, v. 16, n.1, p. 55-71, jan./mar. 2021, [link], Abril

Garrido, F. A. et al (2018). Modelando a Interação (Humano-Computador) de um Fórum de Discussão para MOOC: MoLIC em uso. Renote. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, p. 89250, 2018.

Gragnani, J. “Pesquisa inédita identifica grupos de família como principal vetor de notícias falsas no WhatsApp”. BBC News Brasil, https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43797257, Abril

Piccolo, L. (2019). “O papel da computação na guerra contra “fake news””, Revista SBC Horizontes, https://bit.ly/3rcvUg5, Abril

Rego, B. B. et al (2018). Moodle como ambiente MOOC: orientações para o redesign de interação. Renote. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, p. 49406, 2018.

Rego, B. B. et al (2020). “Avaliando as customizações do Moodle para a plataforma MOOC Saviesa”. Renote. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, p. 91-100.

Santos, J. M. O. (2014) “Desafios e Potencialidades da Educação Digital em Telecentros Comunitários de Salvador e Região Metropolitana”, Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas, Sergipe, https://bit.ly/3KlGadr, Abril

SEBRAE. (2021) “Cursos por WhatsApp”, https://bit.ly/3JsZDId, Abril

Sotto, G. (2019). “10 iniciativas de fact-checking no Brasil”, Portal Imprensa, https://bit.ly/38B9D5k, Abril

Valente, J. (2019). “WhatsApp é principal fonte de informação do brasileiro, diz pesquisa”, Agência Brasil, EBC, https://bit.ly/35PPQhk, Abril
Publicado
31/07/2022
SANTOS, Débora Abdalla; SANTOS, Juliana Maria Oliveira dos; OLIVEIRA, Emilly Tifanny Santos Conceição de. MOOC Internet e Informação: entrelaçando ensino, pesquisa e extensão em prol do combate à desinformação em rede. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 157-168. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223364.