MOOC Internet e Informação: entrelaçando ensino, pesquisa e extensão em prol do combate à desinformação em rede
Resumo
O aumento do volume de informações compartilhadas colocou em evidência um problema recorrente no Brasil, as fake news. Nesse cenário, a Universidade Pública deve engendrar esforços para mitigar os efeitos da propagação de notícias falsas de qualquer natureza, informando e formando cidadãos críticos e conscientes. Com esse propósito nasceu o projeto "MOOC Internet e Informação". O objetivo deste artigo é compartilhar a experiência realizada na articulação de atividades de extensão universitária com o ensino na área de computação e pesquisa em ambientes educacionais digitais de aprendizagem como forma de intensificar e apoiar o movimento de combate à desinformação.
Referências
Barcelos, T. N. et al. (2021) “Análise de fake news veiculadas durante a pandemia de COVID-19 no Brasil”. Rev Panam Salud Publica, n. 45, e. 65. https://iris.paho.org/handle/10665.2/53907, Abril
Bastos, R. C. Biagiotti, B. (2014) MOOCs: uma alternativa para a democratização do ensino. CINTED-UFRGS, V. 12 Nº 1, julho/2014, https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50333/31417, Abril
Baturay, M. H. (2015) “An overview of the world of MOOCs”. Procedia - Social and Behavioral Sciences 174, 427 – 433, https://bit.ly/3umzHcY, Abril
Bradshaw, S. Howard, P. N. (2019) “The Global Disinformation Order - Global Inventory of Organised Social Media Manipulation”. University of Oxford. https://bit.ly/3xc0nPf, Abril
BRASIL, Ministério da Educação (2018). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação (2021). Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC.
Carvalho, G. A. C. L. Kanffer, G. G. B. (2018) “O Tratamento Jurídico das Notícias Falsas (fake news)”, Boletim de Notícias Consultor Jurídico, https://www.conjur.com.br/dl/tratamento-juridico-noticias-falsas.pdf, Abril
Delmazo, C. Valente, J. C. L. (2018) “Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques”. Media & Jornalismo, Universidade de Coimbra,Portugal, v. 18, n. 32, p.155-169, https://doi.org/10.14195/2183-5462_32_11, Abril
Falcão, P. Souza, A. B. (2021) “Pandemia de desinformação: as fake news no contexto da Covid-19 no Brasil”. Revista Eletrônica de Comunicação Informação & Inovação em Saúde, ICICT, Fundação Oswaldo Cruz, v. 16, n.1, p. 55-71, jan./mar. 2021, [link], Abril
Garrido, F. A. et al (2018). Modelando a Interação (Humano-Computador) de um Fórum de Discussão para MOOC: MoLIC em uso. Renote. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, p. 89250, 2018.
Gragnani, J. “Pesquisa inédita identifica grupos de família como principal vetor de notícias falsas no WhatsApp”. BBC News Brasil, https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43797257, Abril
Piccolo, L. (2019). “O papel da computação na guerra contra “fake news””, Revista SBC Horizontes, https://bit.ly/3rcvUg5, Abril
Rego, B. B. et al (2018). Moodle como ambiente MOOC: orientações para o redesign de interação. Renote. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 16, p. 49406, 2018.
Rego, B. B. et al (2020). “Avaliando as customizações do Moodle para a plataforma MOOC Saviesa”. Renote. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 18, p. 91-100.
Santos, J. M. O. (2014) “Desafios e Potencialidades da Educação Digital em Telecentros Comunitários de Salvador e Região Metropolitana”, Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas, Sergipe, https://bit.ly/3KlGadr, Abril
SEBRAE. (2021) “Cursos por WhatsApp”, https://bit.ly/3JsZDId, Abril
Sotto, G. (2019). “10 iniciativas de fact-checking no Brasil”, Portal Imprensa, https://bit.ly/38B9D5k, Abril
Valente, J. (2019). “WhatsApp é principal fonte de informação do brasileiro, diz pesquisa”, Agência Brasil, EBC, https://bit.ly/35PPQhk, Abril