Uma abordagem para a Interdisciplinaridade no Curso Técnico Integrado em Informática

  • Bianca P. Castro IFSEMG
  • Lucas G. Lattari IFSEMG
  • Marcela Z. de Moura IFSEMG
  • Sérgio M. B. Lima IFSEMG

Resumo


Este trabalho trata de um relato de experiência, cujo objetivo foi elaborar abordagem interdisciplinar em um Curso Técnico Integrado em Informática, por meio de atividades integradoras. Várias ações integradas foram executadas no âmbito das disciplinas ministradas pelos autores: Montagem e Manutenção de Computadores, Algoritmos e Inglês. Dentre essas atividades, destacaram-se: sincronização de conteúdos, avaliações integradas e projetos integradores. Os resultados obtidos sugerem a preferência dos estudantes em serem protagonistas do processo ensino-aprendizagem, por meio de atividades integradoras e a necessidade de conscientizar a gestão escolar, docentes e discentes sobre a cultura da autonomia necessária aos discentes para o conhecer global.

Palavras-chave: Abordagens Multi, inter e transdisciplinares de Educação em Computação, Computação na Educação Básica, Metodologias de ensino e avaliação de aprendizagem de Computação

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Publicado
31/07/2022
CASTRO, Bianca P.; LATTARI, Lucas G.; MOURA, Marcela Z. de; LIMA, Sérgio M. B.. Uma abordagem para a Interdisciplinaridade no Curso Técnico Integrado em Informática. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 169-180. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223272.