Uma abordagem para a Interdisciplinaridade no Curso Técnico Integrado em Informática

  • Bianca P. Castro IFSEMG
  • Lucas G. Lattari IFSEMG
  • Marcela Z. de Moura IFSEMG
  • Sérgio M. B. Lima IFSEMG

Resumo


Este trabalho trata de um relato de experiência, cujo objetivo foi elaborar abordagem interdisciplinar em um Curso Técnico Integrado em Informática, por meio de atividades integradoras. Várias ações integradas foram executadas no âmbito das disciplinas ministradas pelos autores: Montagem e Manutenção de Computadores, Algoritmos e Inglês. Dentre essas atividades, destacaram-se: sincronização de conteúdos, avaliações integradas e projetos integradores. Os resultados obtidos sugerem a preferência dos estudantes em serem protagonistas do processo ensino-aprendizagem, por meio de atividades integradoras e a necessidade de conscientizar a gestão escolar, docentes e discentes sobre a cultura da autonomia necessária aos discentes para o conhecer global.

Palavras-chave: Abordagens Multi, inter e transdisciplinares de Educação em Computação, Computação na Educação Básica, Metodologias de ensino e avaliação de aprendizagem de Computação

Referências

BRASIL. (2000) Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação.

BRASIL. (2006) Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília.

BRASIL. (2012) Resolução CNE/CEB 6/2012. Diário Oficial da União, Brasília, 21 de setembro de 2012, Seção 1, p. 22.

FAZENDA, I.C.A. (2011) “Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro”. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola.

FREIRE, P. (2010) Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

GUIMARÃES, M. A. G.; ECHEVERRÍA A. R. e MORAES J. I. (2006) “Modelos didáticos no discurso de professores de Ciências”. Revista Eletrônica de Investigação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 11, n. 3. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID155/v11_n3_a2006.pdf. Acesso em 16/05/2022.

LIMA, J. S.; DAMASCENO, M. M.; LIMA, T. C. A. (2016) “A Importância da Interdisciplinaridade no Ensino no Nível Médio Técnico: a Integração das Disciplinas Filosofia, Literatura e Tecnologia da Confecção Industrial para Construção de um Conhecimento Significativo”. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 22, p. 95-111, jun./dez. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 maio 2022.

MINUSSI, S. G.; DUTRA, R. R.; COUTINHO, R. X. (2020) “A interdisciplinaridade no ensino profissional do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 9º Batalhão Logístico”. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, e124820.

ROSA, M. G. O. (2007) “A interdisciplinaridade e as novas formas de organização do conhecimento”. APRENDER - Cad. de Filosofia e Psic. da Educação, Vitória da Conquista, Ano V n. 8 p. 101-112.
Publicado
31/07/2022
Como Citar

Selecione um Formato
CASTRO, Bianca P.; LATTARI, Lucas G.; MOURA, Marcela Z. de; LIMA, Sérgio M. B.. Uma abordagem para a Interdisciplinaridade no Curso Técnico Integrado em Informática. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 169-180. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223272.