Inserção de conteúdos de Interação Humano-Dados e Privacidade de Dados na disciplina de Interação Humano-Computador

  • Thiago Adriano Coleti UENP
  • Marcelo Morandini USP
  • Lucia Vilela Leite Filgueiras USP

Resumo


Este trabalho apresenta ações específicas conduzidas para selecionar e aplicar conteúdos de Interação Humano-Dados e Privacidade de Dados dentro do conteúdo das disciplinas de Interação Humano-Computador, em cursos de graduação na área de computação. As ações foram motivadas pela ampla utilização de ferramentas interativas que manipulam dados e, consequentemente, interferem na privacidade, segurança e liberdade das pessoas. Os conteúdos propostos foram oferecidos inicialmente em palestras e integrados aos demais itens do conteúdo programático. Os resultados indicam que os conteúdos permitiram despertar a preocupação com o design e a privacidade dos usuários.
Palavras-chave: Ensino, Interação Humano-Computador, Interação Humano-Dados

Referências

Bellamy, B. and Alonso, C. (2016). Reframing data transparency. Centre for Information Policy Leadership and Telefónica Senior Roundtable, 1(June):1–20.

Benyon, D. (2011). Interação Humano Computador. Pearson Education, São Paulo.

Boscarioli, C., Silveira, M. S., Prates, R. O., Bim, S. A., Diniz, S., and Barbosa, J. (2012). Currículos de IHC no Brasil: Panorama Atual e Perspectivas.... em Computação,..., (2007):1294–1303.

Cavoukian, A. (2020). Privacy by Design. The Foundational Principles. The Evolution of Blake’s Myth, pages 84–131.

Choe, E. K., Lee, N. B., Lee, B., Pratt, W., and Kientz, J. A. (2014). Understanding Quantified-Selfers’ Practices in Collecting and Exploring Personal Data. Proceedings of the 32nd Annual ACM Conference on Human Factors in Computing Systems, pages 1143–1152.

Coleti, T. A., Corrêa, P. L. P., Filgueiras, L. V. L., and Morandini, M. (2020). TRModel. A Metadata Profile Application for Personal Data Transparency. IEEE Access, 8(1):75184–75209.

Coleti, T. A. and Morandini, M. (2012). Atividades de Ensino de IHC em Duas Instituições de Ensino Superior Brasileiras. Proceedings of III Workshop sobre Ensino de IHC (WEIHC 2012), pages 21–26.

Cybis, W. d. A., Holts, A. B., and Faust, R. (2015). Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. Novatec Editora, São Paulo.

Filgueiras, L. V. L., Leal, A. S. F., Coleti, T. A., Morandini, M., Correa, P. L., and Alves- Souza, S. N. (2019). Keep System Status Visible: Impact of Notifications on the Perception of Personal Data Transparency. Human-Computer Interaction. Perspectives on Design, 1:513–530.

Haddadi, H., Chaudhry, A., Crowcrof, J., Howard, H., Mortier, R., and Mcauley, D. (2015). Personal Data: Thinking Inside the Box. Aarhus Series on Human Centered Computing, page 8.

Hosseini, M., Shahri, A., Phalp, K., and Ali, R. (2016). Foundations for Transparency Requirements Engineering. pages 225–231.

Kandari, J., Jones, E. C., Nah, F. F. H., and Bishu, R. R. (2011). Information quality on the World Wide Web: Development of a framework. International Journal of Information Quality, 2(4):324–343.

Kumar, S. and Jakhar, M. (2010). Understanding user evaluation of Information Quality Dimensions in a digitized world. Proceedings of Production and Operations Management Society, 1:1–10.

Lee, Y. W., Strong, D. M., Kahn, B. K., and Wang, R. Y. (2002). AIMQ: A methodology for information quality assessment. Information and Management, 40(2):133–146.

Li, Y., Chen, F., Li, T. J.-J., Guo, Y., Huang, G., Fredrikson, M., Agarwal, Y., and Hong, J. I. (2017). PrivacyStreams: Enabling Transparency in Personal Data Processing for Mobile Apps. Proceedings of the ACM on Interactive, Mobile, Wearable and Ubiquitous Technologies, 1(3):1–26.

Lopes, L. A., Pinheiro, E. G., Zaina, L. A. M., and Álvaro, A. (2016). A interdisciplinaridade entre a Interaçaõ Humano Computador e os Me´todos Ágeis na visaõ dos estudantes. Anais do VII Workshop sobre Educação em IHC - WEIHC 2016, pages 7–12.

Maus, G. (2015). Decoding, hacking, and optimizing societies: Exploring potential applications of human data analytics in sociological engineering, both internally and as offensive weapons. Proceedings of the 2015 Science and Information Conference, SAI 2015, pages 538–547.

Mortier, R., Haddadi, H., Henderson, T., Mcauley, D., Crowcroft, J., and Crabtree, A. (2016). Human-Data Interaction: The Encyclopedia of Human-Computer Interaction. The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, pages 1–48.

Murmann, P. and Fischer-Hübner, S. (2017). Tools for Achieving Usable Ex Post Transparency: A Survey. IEEE Access, 5:22965–22991.

Neil, T. (2014). Mobile Design Pattern Gallery. OReilly, 2 edition.

Poikola, A., Kuikkaniemi, K., and Honko, H. (2014). MyData - A Nordic Model for human-centered personal data management and processing. Finland Ministry of Transport and Communications.

Rocha, H. V. and Baranauskas, M. C. C. (2003). Design e Avaliação de Interfaces Humano-Computador. Instituto de Computação - Universidade Estadual de Campinas.

Rogers, Y., Sharp, H., and Preece, J. (2013). Design de interação: além da interação humano-computador. Bookman, 3 edition.

Santos, P., Salgado, L., and Viterbo, J. (2018). Assessing the Communicability of Human-Data Interaction Mechanisms in Transparency Enhancing Tools. Proceedings of the 2018 Federated Conference on Computer Science and Information Systems, 15:897– 906.

Schneier, B. (2015). Data and Goliath. The hidden battles to collect your data and control your world. Norton, New York.

Toledo, M. D. E. (2020). Lei Geral de Proteção de Dados. um guia completo.

Tom, J., Sing, E., and Matulevicius, R. (2018). Conceptual representation of the GDPR: Model and application directions. Lecture Notes in Business Information Processing, 330(January):18–28.

Woodall, P., Borek, A., and Parlikad, A. K. (2016). Evaluation criteria for information quality research. International Journal of Information Quality, 4(2):124–148.

Wroblewski, L. (2011). Mobile First.
Publicado
31/07/2022
Como Citar

Selecione um Formato
COLETI, Thiago Adriano; MORANDINI, Marcelo; FILGUEIRAS, Lucia Vilela Leite. Inserção de conteúdos de Interação Humano-Dados e Privacidade de Dados na disciplina de Interação Humano-Computador. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 181-191. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223236.