Apresentando Inteligência Artificial para jovens do ensino médio: um relato de experiência

  • Kalline Freitas IFAL
  • Igor Batista IFAL
  • Wanessa Lima IFAL
  • Priscylla Silva IFAL / USP
  • Ricardo Ribeiro IFAL

Resumo


Neste artigo é relatada a experiência de planejamento e execução de um curso de introdução a inteligência artificial para alunos do ensino médio da rede pública estadual de Alagoas. Durante 6 semanas de curso os alunos aprenderam sobre a história da IA, suas aplicações e conceitos de aprendizagem de máquina. Foram realizadas atividades práticas para todos os conceitos aprendidos. Além disso, o curso foi finalizado com aulas de empreendedorismo voltadas para IA, onde os alunos descreveram problemas que encontram no cotidiano e propuseram soluções usando IA para resolvê-los. Foram utilizadas metodologias ativas com o intuito de deixar o curso mais motivador e atrativo.
Palavras-chave: inteligência artificial, aprendizagem de máquina, curso, ensino médio, metodologias ativas, scratch, machine learning for kids, ensino remoto, curso on-line

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Publicado
31/07/2022
FREITAS, Kalline; BATISTA, Igor; LIMA, Wanessa; SILVA, Priscylla; RIBEIRO, Ricardo. Apresentando Inteligência Artificial para jovens do ensino médio: um relato de experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 192-203. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223075.