O Ensino de Qualidade de Software nas IES Públicas do Paraná: um Estudo Exploratório
Resumo
Uma das áreas da Engenharia de Software de maior demanda pela indústria de software é a de Qualidade de Software (QS). A QS tem como objetivo contribuir com o ciclo de vida de desenvolvimento de software e com políticas e programas organizacionais de melhoria contínua da qualidade de produtos e serviços. Estudos apontam que um dos motivos da falta de software de qualidade presente no mercado está relacionado à carência do ensino de aspectos relacionados à QS em cursos de graduação. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise exploratória do ensino de QS em 22 cursos de graduação da área de Computação nas universidades públicas do estado do Paraná. Nosso trabalho contribui para fomentar a discussão da área e do ensino de QS no estado por meio de seis recomendações para a melhoria do ensino de QS.
Palavras-chave:
Qualidade de Software, Ensino, IES
Referências
Albuquerque, J. d., Prado, E., Coelho, F., and Celso, R. (2014). Educação em sistemas de informação no brasil: Uma análise da abordagem curricular em instituições de ensino superior brasileiras. RBIE, 22(01):79.
Cico, O., Jaccheri, L., Nguyen-Duc, A., and Zhang, H. (2021). Exploring the intersection between software industry and software engineering education-a systematic mapping of software engineering trends. J. Syst. Softw., 172:110736.
Garousi, V. et al. (2020). Closing the gap between software engineering education and industrial needs. IEEE Software, 37(2):68–77.
Garousi, V. and Felderer, M. (2017). Worlds apart: Industrial and academic focus areas in software testing. IEEE Software, 34(5):38–45.
Hilburn, Y. and Towhidnejad, M. (2002). Software quality across the curriculum. In FIE, volume 32, pages S1G18–S1G23. IEEE.
Karita, L. et al. (2021). Software industry awareness on sustainable software engineering: a Brazilian perspective. JSERD, 9(1):2:1 – 2:15.
MEC (2016). Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em computação. Resolução CNE/CES nº 5, de 16 de novembro de 2016.
Pressman, R. and Maxim, B. (2016). Engenharia de Software. McGraw Hill Brasil, 8 edition.
Richardson, I., Reid, L., Seidman, S. B., Pattinson, B., and Delaney, Y. (2011). Educating software engineers of the future: Software quality research through problem-based learning. In CSEE&T, pages 91–100. IEEE.
Sommerville, I. (2019). Engenharia de software, volume 10. Pearson Prentice Hall.
Zorzo, A., Nunes, D., Matos, E., Steinmacher, I., Leite, J., Araujo, R., Correia, R., and Martins, S. (2017). Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação (SBC). SBC.
Cico, O., Jaccheri, L., Nguyen-Duc, A., and Zhang, H. (2021). Exploring the intersection between software industry and software engineering education-a systematic mapping of software engineering trends. J. Syst. Softw., 172:110736.
Garousi, V. et al. (2020). Closing the gap between software engineering education and industrial needs. IEEE Software, 37(2):68–77.
Garousi, V. and Felderer, M. (2017). Worlds apart: Industrial and academic focus areas in software testing. IEEE Software, 34(5):38–45.
Hilburn, Y. and Towhidnejad, M. (2002). Software quality across the curriculum. In FIE, volume 32, pages S1G18–S1G23. IEEE.
Karita, L. et al. (2021). Software industry awareness on sustainable software engineering: a Brazilian perspective. JSERD, 9(1):2:1 – 2:15.
MEC (2016). Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação em computação. Resolução CNE/CES nº 5, de 16 de novembro de 2016.
Pressman, R. and Maxim, B. (2016). Engenharia de Software. McGraw Hill Brasil, 8 edition.
Richardson, I., Reid, L., Seidman, S. B., Pattinson, B., and Delaney, Y. (2011). Educating software engineers of the future: Software quality research through problem-based learning. In CSEE&T, pages 91–100. IEEE.
Sommerville, I. (2019). Engenharia de software, volume 10. Pearson Prentice Hall.
Zorzo, A., Nunes, D., Matos, E., Steinmacher, I., Leite, J., Araujo, R., Correia, R., and Martins, S. (2017). Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação (SBC). SBC.
Publicado
31/07/2022
Como Citar
BETTIN, Giovanna; HERCULANI, Julio B.; SHIGENAGA, Marcelo Y.; LEAL, Gislaine C. L.; BALANCIERI, Renato; OLIVEIRAJR, Edson; COLANZI, Thelma E.; AMARAL, Aline M. M. M..
O Ensino de Qualidade de Software nas IES Públicas do Paraná: um Estudo Exploratório. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 286-297.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223008.