Ensino de Metodologia de Pesquisa Qualitativa na Graduação em Computação: Uma Proposta Baseada em Evidências

  • Rafael de Mello UFRJ
  • Fernanda de Mello SME-RJ

Resumo


O ensino de metodologia de pesquisa na graduação representa uma oportunidade para os alunos desenvolverem diferentes competências, tais como resolução de problemas e inovação. Nos cursos de graduação em Computação, o ensino de metodologia científica é previsto como componente curricular obrigatório. No entanto, este componente tipicamente não aborda pesquisa qualitativa apesar de sua crescente disseminação e relevância em diferentes linhas de pesquisa em Computação. Neste artigo, nós introduzimos a proposta de uma disciplina de metodologia de pesquisa qualitativa voltada para cursos de graduação em Computação. Dentre outros, a proposta pedagógica inclui recursos voltados para estimular os alunos a pensarem qualitativamente, o ensino encadeado de técnicas de coletas de dados, a análise de diferentes etapas de estudos reais e a condução de dinâmicas em grupo. A disciplina proposta neste artigo foi aplicada no formato de disciplina eletiva para alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Cefet/RJ. Apesar dos desafios impostos pelo ensino remoto excepcional, foram alcançados bons níveis de retenção e de aprovação. Através de uma pesquisa de opinião (survey), foi identificada uma percepção consideravelmente positiva sobre a experiência de aprendizado e sobre os recursos didáticos aplicados.

Palavras-chave: pesquisa qualitativa, metodologia de pesquisa, graduação, ciência da computação, opinião

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Publicado
31/07/2022
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MELLO, Rafael de; MELLO, Fernanda de. Ensino de Metodologia de Pesquisa Qualitativa na Graduação em Computação: Uma Proposta Baseada em Evidências. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 322-333. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223233.