Ensino de Metodologia de Pesquisa Qualitativa na Graduação em Computação: Uma Proposta Baseada em Evidências
Resumo
O ensino de metodologia de pesquisa na graduação representa uma oportunidade para os alunos desenvolverem diferentes competências, tais como resolução de problemas e inovação. Nos cursos de graduação em Computação, o ensino de metodologia científica é previsto como componente curricular obrigatório. No entanto, este componente tipicamente não aborda pesquisa qualitativa apesar de sua crescente disseminação e relevância em diferentes linhas de pesquisa em Computação. Neste artigo, nós introduzimos a proposta de uma disciplina de metodologia de pesquisa qualitativa voltada para cursos de graduação em Computação. Dentre outros, a proposta pedagógica inclui recursos voltados para estimular os alunos a pensarem qualitativamente, o ensino encadeado de técnicas de coletas de dados, a análise de diferentes etapas de estudos reais e a condução de dinâmicas em grupo. A disciplina proposta neste artigo foi aplicada no formato de disciplina eletiva para alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do Cefet/RJ. Apesar dos desafios impostos pelo ensino remoto excepcional, foram alcançados bons níveis de retenção e de aprovação. Através de uma pesquisa de opinião (survey), foi identificada uma percepção consideravelmente positiva sobre a experiência de aprendizado e sobre os recursos didáticos aplicados.
Referências
Aragon, C., Hutto, C., Echenique, A., Fiore-Gartland, B., Huang, Y., Kim, J., Neff, G., Xing, W., and Bayer, J. (2016). Developing a research agenda for human-centered data science. In Proceedings of the 19th ACM Conference on Computer Supported Cooperative Work and Social Computing Companion, pages 529–535.
Correia, J. L., Pereira, J. A., Mello, R., Garcia, A., Fonseca, B., Ribeiro, M., Gheyi, R., Kalinowski, M., Cerqueira, R., and Tiengo, W. (2020). Brazilian data scientists: Revealing their challenges and practices on machine learning model development. In 19th Brazilian Symposium on Software Quality, pages 1–10.
Cukierman, H. L., Teixeira, C., and Prikladnicki, R. (2007). Um olhar sociotécnico sobre a engenharia de software. Revista de Informática Teórica e Aplicada, 14(2):199–219.
de Mello, R. M., da Silva, P. C., and Travassos, G. H. (2014). Agilidade em processos de software: Evidências sobre características de agilidade e práticas ágeis. In Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, pages 151–165. SBC.
de Mello, R. M., Uchoa, A. G., Oliveira, R. F., de Oliveira, D. T. M., Fonseca, B., Garcia, A. F., and de Mello, F. d. B. (2019). Investigating the social representations of code smell identification: a preliminary study. In 2019 IEEE/ACM 12th International Workshop on Cooperative and Human Aspects of Software Engineering (CHASE), pages 53–60. IEEE.
de Oliveira, S. L. (1999). Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. Pioneira.
Dyba, T., Prikladnicki, R., Rönkkö, K., Seaman, C., and Sillito, J. (2011). Qualitative research in software engineering. Empirical Software Engineering, 16(4):425–429.
Flick, U. (2008). Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora.
Hove, S. E. and Anda, B. (2005). Experiences from conducting semi-structured interviews in empirical software engineering research. In 11th IEEE International Software Metrics Symposium (METRICS’05), pages 10–pp. IEEE.
Kaplan, B. and Maxwell, J. A. (2005). Qualitative research methods for evaluating computer information systems. In Evaluating the organizational impact of healthcare information systems, pages 30–55. Springer.
Kontio, J., Lehtola, L., and Bragge, J. (2004). Using the focus group method in software engineering: obtaining practitioner and user experiences. In Proceedings. 2004 International Symposium on Empirical Software Engineering, 2004. ISESE’04., pages 271–280. IEEE.
Linaker, J., Sulaman, S. M., Höst, M., and de Mello, R. M. (2015). Guidelines for conducting surveys in software engineering v. 1.1.
Meng, M., Steinhardt, S., and Schubert, A. (2019). How developers use api documentation: an observation study. Communication Design Quarterly Review, 7(2):40–49.
Oh, C., Song, J., Choi, J., Kim, S., Lee, S., and Suh, B. (2018). I lead, you help but only with enough details: Understanding user experience of co-creation with artificial intelligence. In Proceedings of the 2018 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, pages 1–13.
Pesce, L. and de Moura Abreu, C. B. (2013). Pesquisa qualitativa. Revista da FAEEBAEducação e Contemporaneidade, 22(40):19–29.
Rossi, S., Santangelo, G., Staffa, M., Varrasi, S., Conti, D., and Di Nuovo, A. (2018).
Psychometric evaluation supported by a social robot: Personality factors and technology acceptance. In 2018 27th IEEE International Symposium on Robot and Human Interactive Communication (RO-MAN), pages 802–807. IEEE.
Vieira, A. A. N., Clemente, A., Dias, G. A., and Franca, M. T. (2017). Metodologia científica no brasil: ensino e interdisciplinaridade. Educação & Realidade, 42:237– 260.
Wazlawick, R. (2017). Metodologia de pesquisa para ciência da computação, volume 2. Elsevier Brasil.