Panorama Brasileiro do Ensino e Aprendizagem de Programação de Computadores na Educação Básica

  • Natália Gallo Ribeiro IFPR
  • Lavínia de Oliveira Martins IFPR
  • João Henrique Berssanette IFPR

Resumo


Este estudo apresenta um panorama brasileiro do ensino e aprendizagem de programação de computadores na Educação Básica, por meio do desenvolvimento de um estudo de Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL). A partir da execução do protocolo MSL, pode-se recuperar, inicialmente, 445 estudos, que foram submetidos ao processo de seleção, com base em critérios estipulados pelo protocolo MSL desenvolvido, restando, ao final desse processo, 81 estudos selecionados. Em seguida, os estudos selecionados foram analisados com vistas a se responder às questões de pesquisa propostas. Por meio dessa análise, foi possível perceber que a abordagem mais utilizada é o uso ou o desenvolvimento de ferramentas para o apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Além disso, verificou-se que a maior contribuição relatada nos estudos é o aumento do interesse e da motivação dos estudantes, bem como a principal dificuldade relatada tem relação com falhas na infraestrutura disponibilizada para o processo de ensino e aprendizado.
Palavras-chave: Educação Básica, Programação de Computadores, Mapeamento Sistemático da Literatura

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Publicado
31/07/2022
RIBEIRO, Natália Gallo; MARTINS, Lavínia de Oliveira; BERSSANETTE, João Henrique. Panorama Brasileiro do Ensino e Aprendizagem de Programação de Computadores na Educação Básica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 346-356. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.222551.