Uma Avaliação do Uso das Placas Gráficas no Ensino da Programação Paralela nos Cursos de Computação no Brasil

  • Roberto Barbosa de Almeida Júnior UFPA
  • Josivaldo de Souza Araújo UFPA

Resumo


O ensino de disciplinas de programação paralela com placas gráficas ainda representa um desafio no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em Computação. Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com 30 professores de diferentes instituições de ensino superior de todas as regiões do país, onde procura identificar e discutir os desafios enfrentados por docentes e discentes no uso das placas gráficas.
Palavras-chave: Programação Paralela, Placas Gráficas, Graduação em Computação

Referências

ACM and IEEE-CS (2020). Computing curricula: Paradigms for global computing education.

Bachiega, N., de Souza, P. S. L., Bruschi, S. M., and de R. S. Souza, S. (2018). Um panorama do ensino de programação paralela e distribuída em universidades brasileiras. In VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), pages 480–489. Fortaleza CE.

Brezolin, C. V. S. and Silveira, M. S. (2021). Panorama brasileiro de uso de ferramentas para desenvolvimento do pensamento computacional e ensino de programação. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 398–407. Evento On-line.

Fenwick, G. and Norris, C. (2020). Gpgpu programming for cs undergraduates: Which one is superman? In ACM Southeast Conference – ACMSE, pages 2–9. Tampa FL (USA).

Filho, F. R. S. and Coutinho, E. F. (2021). Uma análise qualitativa sobre as disciplinas de fundamentos de programação e estrutura de dados com grounded theory. In Revista Novas Tecnologias na Educação, pages 554–563. Volume 19, Nº 1.

Junior, R. B. A., Farias, H., Saavedra, M., and de Souza Araújo, J. (2021). Metodologias de ensino na programação paralela com placas gráficas: Uma revisão sistemática da literatura. In Anais do X Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), pages 1243–1252. Evento On-line.

Lima, A. C., Bailo, D., Carvalho, T., Rodrigues, J. F. R., Acosta, P. R., and Aquino, W. M. (2018). Uma oficina para ensino de algoritmos paralelos por meio de computação desplugada. In VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), pages 619–628. Fortaleza CE.

MEC (2016). Resolução nº 5. In Diário Oficial da União (DOU). Edição 220, Seção 1, page 22.

Medeiros, R. P. (2019). Hello, world: uma análise sobre dificuldades no ensino e na aprendizagem de introdução à programação nas universidades. In Tese de Doutorado. Universidade Federal do Pernambuco.

Medeiros, R. P., Falcão, T. P., and Ramalho, G. L. (2021). Comparação entre o panorama internacional e nacional sobre o ensino e a aprendizagem de introdução à programação no ensino superior. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 478–487. Evento On-line.

Saeed, I. (2020). Why cs departments should consider offering cuda as a standalone course. In Journal of Computing Sciences in Colleges, pages 51–58.

Silva, E. L. O. and Falcão, T. P. (2020). O pensamento computacional no ensino superior e seu impacto na aprendizagem de programação. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI), pages 171–175. Evento On-line.

Zorzo, A. F., Nunes, D., Matos, E., Steinmacher, I., Araújo, R. M., Correia, R., and Martins, S. (2017). Referenciais de formação para os cursos de graduação em computação. In Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Publicado
31/07/2022
Como Citar

Selecione um Formato
ALMEIDA JÚNIOR, Roberto Barbosa de; ARAÚJO, Josivaldo de Souza. Uma Avaliação do Uso das Placas Gráficas no Ensino da Programação Paralela nos Cursos de Computação no Brasil. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 357-368. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.222435.