Levantamento do Estado da Arte sobre o uso da Metodologia de Repetição Espaçada no Ensino de Computação

  • Afonso Serafim Jacinto IFPB
  • Francisco Petrônio A. Medeiros IFPB

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura (RSL) sobre o uso da metodologia de Repetição Espaçada (RE) na Educação em Computação. Foram analisados estudos primários dos anos de 2011 a 2021, resultando em 46 estudos indexados a partir da string de busca, dos quais nove foram analisados para responder às questões de pesquisa. Esta RSL confirma que a metodologia de RE, embora já seja muito estudada e aplicada no ensino de Línguas Estrangeiras e Medicina, ainda é um campo pouco explorado no que diz respeito ao ensino de Ciência da Computação. Este trabalho contribui com a identificação de lacunas de pesquisas e possibilidades de novas práticas pedagógicas no ensino de Computação.

Palavras-chave: Repetição Espaçada, Educação em Computação, Efeito de Teste

Referências

Almeida, A., Araújo, E. C. d., & Figueiredo, J. C. A. d. (2020). Avaliando a Construção do Conhecimento em Programação Através da Taxonomia SOLO. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020).

Augustin, M. (2014). How to learn effectively in medical school: test yourself, learn actively, and repeat in intervals. The Yale journal of biology and medicine, 87(2), 207.

Bosse, Y., & Gerosa, M. A. (2017). Why is programming so difficult to learn? Patterns of Difficulties Related to Programming Learning Mid-Stage. ACM SIGSOFT Software Engineering Notes, 41(6), 1-6.

Bothe, M., Renz, J., & Meinel, C. (2020). On the Acceptance and Effect of Recapping Self-Test Questions in MOOCs. 2020 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON).

Campbell, J., Petersen, A., & Smith, J. (2019). Self-paced Mastery Learning CS1. SIGCSE '19: Proceedings of the 50th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, 955-961.

Carvalho, L. S. G., Gadelha, B. F., Nakamura, F. G., Oliveira, D. B. F., & Oliveira, E. H. T. (2016, julho 04). Ensino de Programação para Futuros Não-Programadores: Contextualizando os Exercícios com as Demais Disciplinas de mesmo Período Letivo. Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2016).

Conejo, R., Guzmán, E., & Trella, M. (2016). The SIETTE automatic assessment environment. International Journal of Artificial Intelligence in Education, 26(1), 270292.

Denny, P., Tempero, E., Garbett, D., & Petersen, A. (2017, Jun). Examining a StudentGenerated Question Activity Using Random Topic Assignment. ITiCSE '17: Proceedings of the 2017 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, 146-151.

Gomes, T. T., Saffarzadeh, A., Severo, M., Guimarães, M. J., & Ferreira, M. A. (2014, jul 14). A novel collaborative e-learning platform for medical student ALERT STUDENT. BMC Medical Education.

Herman, G. L., Cai, Z., & Bretl, T. (2020, August). Comparison of Grade Replacement and Weighted Averages for Second-Chance Exams. ICER '20: Proceedings of the 2020 ACM Conference on International Computing Education Research, 56-66.

Hermans, F. (2020, August). Hedy: A Gradual Language for Programming Education. ICER '20: Proceedings of the 2020 ACM Conference on International Computing Education Research, 259-270.

Rabêlo Júnior, D. J. L., Soares Neto, C. d. S., Raposo, A. C., & dos Santos Neto, L. A. (2018, julho 26). Cosmo: Um ambiente virtual de aprendizado com foco no Ensino de Algoritmos. Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2018).

Kang, S. H. (2016). Spaced repetition promotes efficient and effective learning: Policy implications for instruction. Policy Insights from the Behavioral and Brain Sciences, 3(1), 12-19.

Kitchenham, B., & Charters, S. M. (2007, July 9). Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. EBSE 2007-001. Keele University and Durham University Joint Report.

Lungu, M. (2019, August). Designing Personalized Learning Environments through Monitoring and Guiding User Interactions with Code and Natural Language. EASEAI 2019: Proceedings of the 1st ACM SIGSOFT International Workshop on Education through Advanced Software Engineering and Artificial Intelligence, 5-8.

Pergher, G. K., & Stein, L. M. (2003). Compreendendo o esquecimento: teorias clássicas e seus fundamentos experimentais. Psicologia USP, 14. https://doi.org/10.1590/S010365642003000100008

Robbes, R., Lungu, M., & Janes, A. (2019). API Fluency. 2019 IEEE/ACM 41st International Conference on Software Engineering: New Ideas and Emerging Results (ICSE-NIER).

Schimanke, F., Vornberger, O., Mertens, R., & Vollmer, S. (2013). Multi Category Content Selection in Spaced Repetition Based Mobile Learning Games. 2013 IEEE International Symposium on Multimedia.

Schimanke, F., & Mertens, R. (2020, December). Deriving Strategies for the Evaluation of Spaced Repetition Learning in Mobile Learning Applications from Learning Analytics. In 2020 IEEE International Symposium on Multimedia (ISM) (pp. 239-244). IEEE.

Settles, B., & Meeder, B. (2016). A trainable spaced repetition model for language learning. In Proceedings of the 54th annual meeting of the association for computational linguistics (volume 1: Long papers) (pp. 1848-1858).

YeckehZaare, I., Resnick, P., & Ericson, B. (2019, July). A Spaced, Interleaved Retrieval Practice Tool That is Motivating and Effective. Proceedings of the 2019 ACM Conference on International Computing Education Research, 71-79.
Publicado
31/07/2022
Como Citar

Selecione um Formato
JACINTO, Afonso Serafim; MEDEIROS, Francisco Petrônio A.. Levantamento do Estado da Arte sobre o uso da Metodologia de Repetição Espaçada no Ensino de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 404-415. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223303.