O custo Emocional de Professores Durante um Semestre Remoto na Pandemia: um Estudo de Caso na Universidade Federal da Paraíba

  • Willams Pinto Ferreira UFPB
  • Alexandre Scaico UFPB
  • Pasqueline Dantas UFPB

Resumo


Este artigo apresenta resultados preliminares de um estudo realizado com professores universitários no início da pandemia provocada pelo COVID-19. Buscou-se identificar suas emoções e as circunstâncias que as mais recorrentes foram disparadas. Para nossa surpresa, na coleta de dados realizada através de diários, os participantes registraram com mais frequência a ocorrência de emoções positivas: satisfação, felicidade, diversão e orgulho. Já as emoções negativas mais reportadas foram: frustração, tristeza, culpa e preocupação. Algo que foi possível identificar é que ministrar aula é a circunstância que mais disparou emoções, tanto quando os participantes registravam satisfação, quando frustração. Nota-se que os resultados preliminares apresentados no artigo convergiram para o quê a literatura afirma sobre a importância da conexão entre professor e aluno durante o processo de ensinar, um componente que se alterou significativamente por causa do ensino remoto.

Palavras-chave: Custo emocional, professor de Computação, ensino remoto

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Publicado
31/07/2022
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FERREIRA, Willams Pinto; SCAICO, Alexandre; DANTAS, Pasqueline. O custo Emocional de Professores Durante um Semestre Remoto na Pandemia: um Estudo de Caso na Universidade Federal da Paraíba. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 416-426. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223100.