Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o Ensino e Aprendizagem da Programação Paralela com o uso de Placas Gráficas

  • Roberto B. de Almeida Jr. UFPA
  • Hádria de W. Santos Farias UFPA
  • Josivaldo de S. Araújo UFPA

Resumo


A programação paralela apesar de ser uma realidade nos grandes centros de pesquisa ainda apresenta um grande descompasso com relação ao ensino nos cursos de graduação em Computação. E essa diferença se apresenta ainda mais visível quando a programação paralela é apresentada com as placas gráficas, pois os desafios impostos ao ensino do pensamento paralelo se mostram ainda mais complexos. Este trabalho apresenta um mapeamento sistemático das metodologias e ferramentas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem da programação paralela com placas gráficas. As metodologias apontadas nos cinco estudos selecionados vão desde o ensino tradicional com aulas expositivas até o uso de didáticas sem o uso do computador.
Palavras-chave: Mapeamento da Literatura, Programação Paralela, Placas Gráficas

Referências

ACM and IEEE-CS (2020). Computing Curricula: Paradigms for Global Computing Education.

Bachiega, N. G.; Souza, P. S. L.; Bruschi, S. M.; Souza, S. R. S. (2017). Mapeamento Sistemático do Ensino Teórico e Prático de Programação Paralela In: Workhops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). pages. 1089-1098. Recife - PE.

Bachiega, N.; Souza, P. S. L.; Bruschi, S. M.; Souza, S. R. S. (2018). Um Panorama do Ensino de Programação Paralela e Distribuída em Universidade Brasileiras. In: Workhops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). pages. 480-489. Fortaleza - CE.

Curtsinger, C. (2019). Parallelism in practice: experiences teaching concurrency and parallelism in an undergraduate os course. In: Proceedings of the ACM SIGPLAN Symposium on SPLASH-E. [S.l.: s.n.]. pages. 1-6. 2019.

Fenwick, G.; Norris, C. (2020) GPGPU Programming for CS Undergraduates: Which one is Superman? ACM Southeast Conference - ACMSE. pages. 2-9. Tampa - FL (USA).

Freitas Neto, J. J.; Bertagnolli, S. C. (2021). Robótica Educacional e Formação de Professores: In.: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In Revista Novas Tecnologias na Educação. Volume. 19. Nº 1.

Galvão, M. C. B.; Ricarte, I. L. M. (2019). Revisão Sistemática da Literatura: Conceituação, Produção e Publicação. In: Logeion: Filosofia da Informação. Volume. 6. Nº 1. pages. 57-73.

Gardner, W. B. (2017) Should we be teaching parallel programming? In: Proceedings of the 22th Western Canadian Conference on Computing Education.

Junior, R. B. A., Farias, H., Saavedra, M., and de Souza Araújo, J. (2021). Metodologias de ensino na programação paralela com placas gráficas: Uma revisão sistemática da literatura. In Anais do X Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), pages 1243-1252. Evento On-line.

Lima, A. C.; Bailo, D.; Carvalho, T.; Rodrigues, J. F. R.; Acosta, P. R.; Aquino, W. M. (2018) Uma Oficina para Ensino de Algoritmos Paralelos por Meio de Computação Desplugada. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE. pages. 619-628. Fortaleza - CE.

MEC. Resolução nº 5, de 16 de novembro de 2016. (2016). In: Diário Oficial da União (DOU). Edição 220, Seção 1, page. 22.

Saeed, I. (2020). Why CS Departments Should Consider Offering CUDA as a Standalone Course. In Journal of Computing Sciences in Colleges. pages.51-58.

Silva, T. R. S.; Barros, I. S.; Sousa, L. K. S.; Sá, A. L. D.; Silva, A. F. M.; Araujo, M. C. S.; Aranha, E. H. S. (2021) Um Mapeamento Sistemático sobre o Ensino e Aprendizagem de Programação. In.: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In Revista Novas Tecnologias na Educação. Volume. 19. Nº 1.

Silva filho, F. R.; Coutinho, E. F. (2021) Uma Análise Qualitativa sobre as Disciplinas de Fundamentos de Programação e Estrutura de Dados com Grounded Theory. In Revista Novas Tecnologias na Educação. Volume. 19. Nº 1.

Soares, F.; Nobre, C.; Freitas, H. (2019). Parallel Programming in Computing Undergraduate Courses: A Systematic Mapping of the Literature. In IEEE Latin America Transactions. Volume. 17. Nº 8. pages. 1371-1381.

Zorzo, A. F.; Nunes, D.; Matos, E.; Steinmacher, I.; Araujo, R. M. de; Correia, R.; Martins, S. (2017). Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. In Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Publicado
31/07/2022
ALMEIDA JR., Roberto B. de; FARIAS, Hádria de W. Santos; ARAÚJO, Josivaldo de S.. Um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o Ensino e Aprendizagem da Programação Paralela com o uso de Placas Gráficas. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 439-450. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223042.