Pensamento Computacional e Engenharia de Software: primeiros passos em direção a uma proposta de sistematização de resolução de problemas
Resumo
O Pensamento Computacional (PC) envolve conceitos e técnicas oriundos da Ciência da Computação que podem auxiliar na resolução de problemas. A Engenharia de Software (ES) engloba diferentes ações relacionadas à organização sistemática para o desenvolvimento de software, com foco na qualidade e eficácia do produto entregue. Tanto o PC quanto a ES constitui abordagens que envolvem a solução de problemas alicerçadas nos fundamentos da Computação. Esse trabalho aborda os primeiros passos em direção a uma inter-relação entre as áreas que permita embasar futuras propostas que visem sistematizar o processo de solução de problemas.
Referências
Csizmadia, A., Curzon, P., Dorling, M., Humphreys, S., Ng, T., Selby, C., and Woollard, J. (2015). Computational thinking - A guide for teachers. Guide, Computing at School. [link].
CSTA/ISTEA (2011). Computational Thinking in K–12 Education: leadership toolkit. [link].
Fronza, I., El Ioini, N., and Corral, L. (2016). Teaching software design engineering across the k-12 curriculum: Using visual thinking and computational thinking. In Proceedings of the 17th Annual Conference on Information Technology Education, SIGITE ’16, page 97–101, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Fronza, I., Ioini, N. E., and Corral, L. (2017). Teaching computational thinking using agile software engineering methods: A framework for middle schools. ACM Trans. Comput. Educ., 17(4).
Lee, I., Martin, F., Denner, J., Coulter, B., Allan, W., Erickson, J., Malyn-Smith, J., and Werner, L. (2011). Computational thinking for youth in practice. Acm Inroads, 2(1):32–37.
Papert, S. (1990). Children, computers and powerful ideas.
Pressman, R. and Maxim, B. (2016). Engenharia de Software-8ª Edição. McGraw Hill Brasil.
Ribeiro, L., Foss, L., and da Costa Cavalheiro, S. A. (2020). Entendendo o pensamento computacional. In Raabe, A., Zorzo, A. F., and Blikstein, P., editors, Computação na educação básica: fundamentos e experiências. Penso Editora.
Santos, J., Cavalheiro, S., Foss, L., and Jr., L. R. (2021). Relações entre o pensamento computacional e a engenharia de software: Uma revisão sistemática da literatura. In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1027–1038, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
SBC (2019). Diretrizes para ensino de computação na educação básica. [link].
Shute, V. J., Sun, C., and Asbell-Clarke, J. (2017). Demystifying computational thinking. Educational Research Review, 22:142–158.
Sommerville, I. (2011). Engenharia de software. 9a. edição, Pearson Prentice Hall.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.
Wing, J. M. (2014). Computational thinking benefits society. 40th Anniversary Blog of Social Issues in Computing, 2014:26.