deficiencia.org: Relato Sobre o Emprego de Ferramentas Computacionais Enquanto Tecnologias Assistivas no Ensino/Aprendizagem Para Pessoas com Deficiência Visual

  • Louise Suelen Araújo Reis UESC
  • Vânia Cordeiro da Silva UESC

Resumo


Este trabalho apresenta um site desenvolvido por uma aluna cega do curso de ciência da computação. O site <http://deficiencia.org>, uma iniciativa prática de compilação de conteúdos de interesse de outros alunos com algum tipo de deficiência, e também professores da área de ciências e tecnologias. Este nasceu baseado na própria experiência da primeira autora deste trabalho, e também, desenvolvedora do site, na não observância de conteúdos acessíveis sobre tecnologias e da própria área de exatas. Suas experiências de ensino e/ou aprendizagem são relatadas, e a solução criada é descrita. Acreditamos ser uma iniciativa inovadora, que incentivará outras pessoas com deficiência a buscarem formação na área de exatas, o que é muito pouco observado hoje.

Palavras-chave: acessibilidade web, deficiência visual, deficiencia.org, informática e educação

Referências

Audacity (2022). “Free, open source, cross-platform audio software” https://www.audacityteam.org/

Bootstrap (2022). “Build fast and responsive sites” https://getbootstrap.com.br/

Brasil (2008). “Decreto Legislativo nº 186 de 9 julho de 2008” - Diário Oficial da União, Brasília DF, 10 jul. 2008. Seção 1, Edição 131, p. 1

Casa Civil (1990) Lei Federal Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112compilado.htm

Costa, P. S. da, Guterres, L. M., Silva, V. C. Da (2017) “Animação de Imagens Vetoriais” XVII Escola Regional de Computação Bahia/Alagoas/Sergipe - ERBASE 2017, 30 de agosto a 01 de setembro 2017

CSS (2022). “Cascading Style Sheets” https://www.w3schools.com/css/

HTML (2022). “Hypertext Markup Language” https://html.spec.whatwg.org/multipage/

IBGE (2022). “Censo 2010” http://www.ibge.gov.br/home/

JS (2022). JavaScript” https://www.javascript.com/

Kdenlive (2022). “KDE Non-Linear Video Editor” https://kdenlive.org/

LibreOffice (2022) “The Document Foudation” https://www.libreoffice.org/

NVDA (2022). “Non-visual Acesss” https://www.nvaccess.org/

OBS Studio (2022). “Open Broadcaster Software Studio” https://obsproject.com/pt-br

ONU-Brasil (2022). http://www.onu-brasil.org.br/

Queiroz, Marco Antonio de. (2008). “Acessibilidade Legal” http://www.acessibilidadelegal.com/40-faq.php#a5

Queiroz, Marco Antonio de. (2012). “Bengala Legal”. http://www.bengalalegal.com/

Reis, Louise S. A. e Silva,Vânia C. (2019) “Linguagens de Programação Enquanto Tecnologias Assistivas no Ensino/Aprendizagem de Cálculo”, XIX Escola Regional de Computação Bahia/Alagoas/Sergipe - ERBASE 2019, maio 2019

RoR (2022). “Ruby on Rails” https://rubyonrails.org/

Sassaki, R. K. (2005). Como chamar as pessoas que têm deficiência. Revista da Sociedade Brasileira de Ostomizados,1 (1), 8-11

SVG (2011). “Scalable Vector Graphics 1.1”, 2a ed. http://www.w3.org/TR/2011/REC-SVG11-20110816/, maio 2017.

Ubuntu (2022). “Sistema Operacional” https://ubuntu.com/

VS Code (2022). “Visual Studio Code” https://code.visualstudio.com/

W3C (2022). “Consórcio World Wide Web” https://w3c.br/

WAI-ARIA (2022). “Web Accessibility Initiative – Accessible Rich Internet Applications” https://www.w3.org/WAI/standards-guidelines/aria/

WCAG (2022). “Web Content Accessibility Guidelines” https://www.w3.org/TR/WCAG22/

XML (2022). “Extensible Markup Language” https://www.w3.org/TR/REC-xml/
Publicado
31/07/2022
Como Citar

Selecione um Formato
REIS, Louise Suelen Araújo; SILVA, Vânia Cordeiro da. deficiencia.org: Relato Sobre o Emprego de Ferramentas Computacionais Enquanto Tecnologias Assistivas no Ensino/Aprendizagem Para Pessoas com Deficiência Visual. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 463-474. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223207.