Avaliação por Professores do Aplicativo Computação Plugada Binários como Ferramenta para Apoiar o Desenvolvimento do Pensamento Computacional

  • Larrysa Mirelly Rosendo Figueiredo UFPB
  • Ayla Dantas Rebouças UFPB

Resumo


Esse artigo tem como objetivo apresentar sob o ponto de vista dos professores uma avaliação do aplicativo "Computação Plugada Binários", um aplicativo Android desenvolvido com base em atividades de computação desplugada, para identificar pontos positivos, sugestões de melhoria e entender se o aplicativo pode ajudar no desenvolvimento de quatro habilidades relacionadas ao pensamento computacional. Foram realizadas entrevistas com professores de Ensino Superior que já haviam lecionado sobre o assunto e com um professor do Ensino Médio que participou ativamente de oficinas com o app. Os resultados foram positivos e dão indícios de que ele pode ser adequado como ferramenta de apoio ao desenvolvimento do pensamento computacional.

Referências

Alencar, L., Pires, F., & Pessoa, M. (2020). Criação de um jogo para desenvolver o pensamento computacional percorrendo caminhos eulerianos. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 111-115). SBC.

Almeida, S. G.; Ferreira, M. V.; Rebouças, A. D. D. S. .; Oliveira, M. B. .; Medeiros, E. (2022). Avaliando Aplicativos Baseados na Computação Desplugada em Sala de Aula: Um Relato de Experiência. RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 206–216. DOI: 10.22456/1679-1916.129171. Disponível em: [link]. Acesso em: 27 mar. 2023.

Araújo, A. L., Andrade, W., & Guerrero, D. (2016). Um mapeamento sistemático sobre a avaliaçao do pensamento computacional no brasil. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 5, No. 1, p. 1147).

Bell, T., Witten, I, H. e Fellows, M. (2011). Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto.

Bombasar, J., Raabe, A., de Miranda, E. M., & Santiago, R. (2015). Ferramentas para o ensino-aprendizagem do pensamento computacional: onde está Alan Turing? In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE)

Bordini, A., Avila,C. M. O., Cunha, M. M., Cavalheiro, S. A. C., Foss, L., Aguiar, M. S., Reiser, R. H. S. (2016). Computação na Educação Básica no Brasil: o Estado da Arte. Revista de Informática Teórica e Aplicada, v. 23, n. 2, p. 210-238.

Brackmann, C., Boucinha, R. M., Román-González, M., Barone, D. A. C., & Casali, A. (2017). Pensamento Computacional Desplugado: Ensino e Avaliação na Educação Primária Espanhola. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Do Santos, E. R., Soares, G., Dal Bianco, G., da Rocha Filho, J. B., & Lahm, R. A. (2016). Estímulo ao Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: uma proposta para Educação Infantil. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa.

Dresch, A.; Lacerda, D. P.; Antunes Júnior, J. A. V. (2015) Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Bookman Editora.

Lévy, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2a. edição. Tradução de: Costa, CI São Paulo. Editora, v. 34, 2016.

Nascimento, C. A., Santos, D. A., & Tanzi Neto, A. (2018). Pensamento computacional e interdisciplinaridade na educação básica: um mapeamento sistemático. In Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2018).

Oliveira, M., Dantas, A., & Neto, I. (2019). Computação Plugada: Um Aplicativo Android Para Apoiar a Aplicação de Exercícios de Computação Desplugada. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 493-502). SBC.

Oliveira, M. B., Rebouças, A. D. D. S. (2021). Avaliando um Aplicativo Android Para Apoiar a Aplicação de Exercícios de Computação Desplugada. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29, 798-826.

Papert, S. (1988). Logo: computadores e educação. Editora Brasiliense.

Pereira, F. T. S.; Araújo, L.G. e Bittencourt, R. (2019) “Intervenções de Pensamento Computacional na Educação Básica através de Computação Desplugada”. Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE 2019). Disponível em: [link]. Acesso em 09 de Agosto de 2021.

Pires, F., Teixeira, K., Pessoa, M., & Lima, P. (2019). Desenvolvendo o pensamento computacional através da Máquina de Turing: o enigma do curupira. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 523-532). SBC.

Souza, A. A. N., & Schneider, H. N. (2013). Uso do Facebook como recurso de avaliação da aprendizagem. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 19, No. 1, pp. 209-218).
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
FIGUEIREDO, Larrysa Mirelly Rosendo; REBOUÇAS, Ayla Dantas. Avaliação por Professores do Aplicativo Computação Plugada Binários como Ferramenta para Apoiar o Desenvolvimento do Pensamento Computacional. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 510-521. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.230390.