Intervenções de Pensamento Computacional na Educação Básica através de Computação Desplugada

  • Francisco Tito Silva Santos Pereira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Luis Gustavo Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Roberto Bittencourt Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo


Atualmente, os computadores ocupam um papel importante na sociedade, seja em tarefas pessoais, escolares ou relacionadas às profissões. Este papel exige, além da capacidade de interagir com esses dispositivos, o domínio de habilidades de pensamento computacional (PC) para resolver problemas. Assim, o ensino de Pensamento Computacional (PC) torna-se necessário na educação básica para proporcionar estes fundamentos e o exercício da criatividade. Neste trabalho, apresentamos uma experiência de ensino de PC para estudantes da educação fundamental de uma escola pública através de atividades de Computação Desplugada. Os resultados demonstram engajamento dos estudantes e um campo aberto para trabalhos interdisciplinares envolvendo PC e disciplinas como Matemática.

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Publicado
11/11/2019
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PEREIRA, Francisco Tito Silva Santos; ARAÚJO, Luis Gustavo; BITTENCOURT, Roberto. Intervenções de Pensamento Computacional na Educação Básica através de Computação Desplugada. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 25. , 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 315-324. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.315.