Análise dos enunciados utilizados nos problemas de programação introdutória em cursos de Ciência da Computação no Brasil

  • Adriana Salvador Zanini UNIVALI / UNISUL
  • André Luís Alice Raabe UNIVALI

Resumo


Este artigo apresenta uma análise realizada buscando identificar de que forma são apresentados os enunciados dos problemas de programação introdutória nos livros didáticos adotados em cursos de Ciência da Computação no Brasil. A partir de uma amostra de 51 cursos foram analisadas 428 questões dos livros adotados por mais de 9% dos cursos. As principais descobertas são a de que a grande maioria dos problemas (64,72%) é apresentada de forma objetiva sem relacionar o problema a algum contexto e os que possuem algum contexto são em sua maioria ligados a temas matemáticos (55,14%). Conclui-se o artigo, fundamentado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, argumentando no sentido de que a importância de associar os problemas a contextos comuns ao cotidiano dos estudantes pode ser uma estratégia para redução dos problemas de aprendizagem.

Referências

Ascencio, A.F.G.; Campos, E.A.V.de. Fundamentos da programação de computadores: algoritmos, Pascal e C/C++. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

Ausubel, D. P.; Novak, J. D.; Hanesian, H. – Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamerica, 1980.

Barbosa, L.S.; Fernandes, T.C.B.; Campos, A.M.C. Takkou: Uma Ferramenta proposta ao Ensino de Algoritmos. Workshop de Educação em Computação (WEI), Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação, Natal-RN, 2011.

Deitel, Harvey M.; Deitel, Paul J. C++: como programar. 3. ed. reimp. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Farrer, H. at al. Algoritmos estruturados. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989.

Farrer, H. at al. Pascal estruturado. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986.

Forbellone,A.L.V.; Eberspächer,H.F.. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. São Paulo: Makron Books, 1993.

Giraffa, L; Marczak, S.; Almeida, G. O Ensino de algoritmos e programação mediados por um ambiente Web. Workshop de Educação em Computação, Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação, Campinas, 2003.

Jesus, E. A.; RAABE, André Luís Alice. Avaliação Empírica da Utilização de um Jogo para Auxiliar a Aprendizagem de Programação. In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010, João Pessoa. Anais..., 2010.

Jesus, A. de; Brito, G. S. Concepção de ensino-aprendizagem de algoritmos e programação de computadores: A prática docente. In: I Encontro Nacional de informática e educação – ENINED, Cascavel, PR, 2009. Disponível em [link] a acessado em: 10/12/2010

Manzano, J.A.N.G.; Oliveira, J.F.de. Algoritmos: lógica para desenvolvimento de programação. São Paulo: Érica, 1996.

Manzano, José Augusto N. G.; OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. Algoritmos: estudo dirigido. 5. ed. São Paulo: Érica, 2000.

Mattar, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Education, 2010.

Mizrahi, V.V.. Treinamento em linguagem C. São Paulo: Prentice Hall, 2008.

Moreira, M. A.; Masini, E. F. S. Aprendizagem Significativa: Teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

Puga, S.; Rissetti, G.. Lógica de programação e estruturas de dados: com aplicações em java. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2009.

Raabe, A. L. A.; SILVA, J. M. C.. Um ambiente para atendimento as dificuldades de aprendizagem de algoritmos. In: XIII Workshop de Educação em Computação - SBC2005, 2005, São Leopoldo. Anais do XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2005. p. 2326-2335.

Saliba, Walter Luiz Caram. Técnicas de programação: uma abordagem estruturada. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1992.

Salvetti, D.D.; Barbosa, L.M.. Algoritmos. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1998

Tremblay, J.P.; Bunt, R.B. Ciência dos computadores: uma abordagem algorítmica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

Vieira, P. V.; Raabe, André Luís Alice; Zeferino, Cesar Albenes. Bipide Ambiente de Desenvolvimento Integrado para a Arquitetura dos Processadores BIP. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 18, p. 32-43, 2010.
Publicado
16/07/2012
ZANINI, Adriana Salvador; RAABE, André Luís Alice. Análise dos enunciados utilizados nos problemas de programação introdutória em cursos de Ciência da Computação no Brasil. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 20. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 11-20. ISSN 2595-6175.