Avaliando o uso do Scratch como abordagem alternativa para o processo de ensino-aprendizagem de programação

  • Viviane Cristina Oliveira Aureliano UFPE / IFPE
  • Patrícia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco UFPE

Resumo


Ensinar programação é um dos grandes desafios na Educação em Computação. Neste âmbito, este artigo apresenta um estudo preliminar que objetiva avaliar o ambiente introdutório de ensino Scratch como abordagem alternativa para o processo de ensino-aprendizagem de programação, contrastando esta abordagem a uma abordagem tradicional de ensino. Os resultados obtidos sugerem que uma estratégia que adote estas duas abordagens em conjunto deve ser investigada mais detalhadamente no que diz respeito às notas obtidas e também em outros aspectos, tais como a motivação e participação dos alunos em sala de aula.

Referências

Bennedsen, J.; Caspersen, M.E. (2009) Recalling Programming Competence, Proceedings do 9th Koli Calling International Conference on Computing Education Research, Koli National Park, Finland, p. 86-95.

Byrne, P.; Lyons, G. (2001) The effect of student attributes on success in programming. ACM SIGCSE Bulletin, vol. 33, n. 3, p. 49-52.

Cooper, S.; Dann, W.; Pausch, R. (2000) Alice: A 3-D tool for introductory programming concepts. Journal of Computing Sciences in Small Colleges, vol.15, n. 5, p.107-116.

Dale, N. B. (2006) Most difficult topics in CS1: results of an online survey of educators, ACM SIGCSE Bulletin, vol. 38, n. 2, p. 49-53.

Dev-C++ (2012) Disponível em [link]. Acesso em: 05 mai. 2012.

Fincher, S.; Cooper, S.; Kölling, M.; Maloney, J. (2010) Comparing alice, greenfoot & scratch. Proceedings do 41st SIGCSE’10, Milwaukee, Wiscosin, USA. p. 192-193.

Gomes, A.; Mendes, A. J. (2007) Learning to Program Difficulties and Solutions. Proceedings do ICEE 2007, Coimbra, Portugal. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 mai. 2012.

Henriksen, P.; Kölling, M. (2004) Greenfoot: Combining object visualisation with interaction. Proceedings do 19th OOPSLA, Vancouver, Canadá. p. 73-82.

Lahtinen, E.; Ala-Mutka, K.; Järvinen, H.-M. (2005) A Study of the Difficulties of Novice Programmers. Proceedings do 10th ITiCSE, Monte de Caparica, Portugal, p. 14-18.

Malan, D. J.; Leitner, H. H. (2007) Scratch for budding computer scientists. Proceedings do 38th SIGCSE’07, Kentucky, USA, p. 223–227.

Milne, I.; Rowe, G. (2002) Difficulties in Learning and teaching Programming Views of Students and Tutors. Education and Information Technologies, vol. 7, n. 1, p. 55-66.

Maloney, J.; Resnick, M.; Rusk, N.; Silverman, B.; Eastmond, E. (2010) The scratch programming language and environment. ACM Transactions on Computing Education, vol. 10, n. 4, article 16, 15 pages.

Resnick, M.; Maloney, J.; Monroy-Hernández, A.; Rusk, N.; Eastmond, E.; Brennan, K.; Millner, A.; Rosenbaum, E.; Silver, J.; Silverman, B.; Kafai, Y. (2009) Scratch: programming for all. Communications of the ACM, vol. 52, n. 11, p. 60-67.

Thomas, L.; Woodbury, J.; Jarman, E. (2002) Learning styles and performance in the introductory programming sequence. Proceedings do 33th SIGCSE’2002, Covington, USA. p. 33-37.

Wilson, B. C.; Shrock, S. (2001) Contributing to success in an introductory computer science course: a study of twelve factors. ACM SIGCSE Bulletin, vol. 33, n. 1, p. 184-188.
Publicado
16/07/2012
AURELIANO, Viviane Cristina Oliveira; TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli. Avaliando o uso do Scratch como abordagem alternativa para o processo de ensino-aprendizagem de programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 20. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 21-30. ISSN 2595-6175.