Construção/Reconstrução de Saberes Docentes – O que pensam os professores do Curso de Ciência da Computação do UNIFESO

  • Célia Regina Cruz da Rocha UNIFESO
  • Anne Rose Alves Federici Marinho UNIFESO

Resumo


O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a construção/reconstrução dos saberes docentes e das competências dos professores em sua prática pedagógica no curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativo-interpretativa e a coleta de dados foi feita através de questionários e entrevistas com os docentes. A análise dos dados aponta para uma percepção docente da pluralidade do seu saber e da constante construção/reconstrução de suas práticas no confronto com as situações profissionais cotidianas.

Referências

Bogdan, Roberto C.; BIKLEN, Sari K. (1994) Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora.

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS. Projeto Político Pedagógico Institucional. Dezembro, 2006.

Ludke, Menga; André, Marli E.A.D., (1086) Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Nunes, Célia Maria Fernandes. (2001) Saberes Docentes e Formação de Professores – Um Breve Panorama da Pesquisa Brasileira. Revista Educação e Sociedade, ano XXII, nº 74, Abril.

Perrenoud, Phillippe; trad Denice Barbara Catani. (1999) Formar Professores em Contextos Sociais em Mudanças.Trabalho apresentado na XXII Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, setembro.

Perrenoud, Phillippe; trad Patrícia Chittoni Ramos.(2000) 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul.

Pinto, Neuza Bertoni. (2001) Saberes docentes e processos formativos. Revista Diálogo Educacional, v. 2, n.3, p 43-57, jan./jun.

Santos, Mariangela Santana Guimarães. (2010) Saberes da prática na docência do ensino superior: análise de sua produção nos cursos de licenciatura da UEMA. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal do Piauí. Teresina.

Silva, Vanessa do Nascimento; Nez, Egeslaine de. (2010) A Importância dos Saberes Pedagógicos na Prática dos Professores da Educação Superior. Revista da Faculdade de Educação/Universidade do Estado de Mato Grosso: multitemática – Coordenação: Ilma Ferreira Machado. Cáceres-MT:Unemat Editora. Ano VIII, nº14, jul./dez.

Silva, Cilene Kátia. (2010) A atuação docente em cursos superiores de computação e informática a distância: formação docente e estratégias de ensino online. Dissertação de mestrado, UFPE/Educação Matemática e Tecnológica.

Tardif, Maurice. (2002) Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes.
Publicado
16/07/2012
ROCHA, Célia Regina Cruz da; MARINHO, Anne Rose Alves Federici. Construção/Reconstrução de Saberes Docentes – O que pensam os professores do Curso de Ciência da Computação do UNIFESO. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 20. , 2012, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 41-50. ISSN 2595-6175.